quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

A cura do câncer ou um charlatão de carteirinha?

Estava eu a vagar pelos blogs que costumo visitar, quando me deparei com um assunto que, num primeiro momento, pareceu-me um absurdo. No entanto, encontrei o texto no blog de Marcos Rocha, a quem atribuo a minha credibilidade. A parte peculiar dessa história é que até hoje eu nunca vi, li ou ouvi nada a respeito disso na mídia tradicional. Mas louvada seja a internet e abençoado seja o Google, que cumpre seu papel em democratizar a informação. E nós, cordeirinhas que somos dessa blogosfera (linguagem bíblica, não se engane, não me converti) temos o mínimo de competência para passar adiante a notícia e deixar a cargo do nosso leitor fazer seu comentário, criticar, discordar, enfim, saber do que se trata.

Os fatos são esses:

Há aproximadamente 26 anos, um médico oncologista italiano, o Dr. Tullio Simoncini, afirma ter descoberto a principal causa de todos os tipos de câncer. O agente seria, segundo ele, as candidíases, doenças manifestadas em forma de bolhas e aftas causadas pelo fungo Candida albicans. Nadando contra a maré da cancerologia tradicional, o Dr. Tullio Simoncini verificou em suas análises que todos os tipos de câncer estavam associados à candidíase. A hipótese a que o médico chegou é a seguinte: se os variados tipos de tumores apresentavam uma característica em comum – o aparecimento de aftas no paciente – o processo poderia ser o inverso : a causa do câncer pode ser o fungo Candida albicans.

Fungo meramente ilustrativo

Durante a sua pesquisa na área, o médico descobriu que os órgãos e tecidos atacados por tumores apresentam colônias do fungo Candida albicans. A sua explicação é a de que o organismo multiplica desenfreadamente as células cancerígenas como defesa ao ataque dos fungos, surgindo, desse modo, os tumores.

A cura para o câncer?

O Dr. Simoncini encontrou o remédio: o sal de frutas. Aliás, o seu princípio ativo, o bicarbonato de sódio, que elimina a acidez favorável à proliferação dos fungos. O tratamento é composto por doses orais e na forma de injeções do medicamento sobre os tumores.

O famoso sal de frutas
Pacientes diagnosticados com tumores nos pulmões, próstata e intestino tiveram seu quadro revertido, apresentando resultados positivos através do tratamento simples. No site do Dr. Simoncini está o relato de 15 pessoas que foram curadas pelo tratamento com bicarbonato de sódio. Assista ao vídeo abaixo que traz uma explicação do próprio Dr. Simoncini sobre suas descobertas. O idioma do vídeo é italiano, mas tem legenda em português (de Portugal).

http://www.cancer-fungus.com/sub-v1pt/sub-pt2.html

Em 2007, a estimativa de novos casos de câncer no Brasil em 2008 acompanharam a tendência mundial de aumento da doença, de acordo com o diretor do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Luiz Santini. A previsão era de 470 mil novos casos.

Apesar da alternativa de cura tão simples que é a descoberta do Dr. Simoncini, os pacientes continuam passando pelos tratamentos convencionais. A intransigência dos métodos tradicionais é um empecilho que custou ao Dr. Tullio o seu banimento da comunidade médica italiana no princípio de suas descobertas. Entretanto, na 36ª Convenção Anual Sobre Câncer que ocorreu em setembro de 2008 em Los Angeles, o médico italiano foi aplaudido em pé por suas constatações e terapia revolucionárias.

Mais do que revolucionárias, as descobertas do Dr. Simoncini são geniais. Porém, ainda existem alguns entraves como a utilização do método científico para posterior publicação na base de dados confiável da medicina (a PubMed-Medline). Não nos esqueçamos, ainda, do interesse da indústria farmacêutica na manutenção da terapia tradicional que é, coincidentemente, mais dispendiosa.
De qualquer maneira a notícia é extraordinária e creio que, com tantos depoimentos e testemunhos, seria difícil essa história toda ser obra de um charlatão. Mas como o mundo está cheio de picaretas, e charlatões de carteirinha é o que não falta por aí, devemos ficar atentos ao rumo que o caso Simoncini vai ter.

No entanto, se a terapia do Dr. Simoncini for realmente verdadeira, imagine quantas vidas serão salvas com esse tratamento. Acredito que é válido investigar sobre o assunto. Afinal, pior do que perder alguém para uma doença sem cura, é perder uma pessoa para uma doença cuja cura existe, mas é desconhecida pela sociedade.

5 comentários:

Poodle Pidona disse...

É fato que a candidíase aumenta a possibilidade da mulher ter HPV e, depois, câncer de colo de útero. Aliás, candidíase é algo bastante comum entre as mulheres. Principalmente as que tomam anticoncepcionais e usam absorventes internos (exclua daí os coletores). Eu mesma já tive candidíase uma vez.
Não é nada agradável.
Ficamos na espera por mais notícias a respeito da grande descoberta. ;)

Anônimo disse...

Acontece que, como o próprio texto diz, nem o mundo científico, o mundo dos doutores, está livre de charlatões.
Procurei muito na internet e não achei nenhuma reportagem de um jornal sério sobre as supostas pesquisas científicas desse "doutor".
A associação feita entre candidiase (o famoso "sapinho") e câncer é infantil, para não dizer patético.
Até um leigo sabe que o tratamento quimioterápico diminui a quase zero as defesas do organismo, o que abre caminho para o desenvolvimento de doenças as quais o organismo tem contato regularmente mas que consegue combater sozinho, a tempo de impedir a proliferação dos agentes e a manifestação da doença.
Eu mesma tive câncer... E minha médica, logo na primeira consulta, me alertou para tomar cuidado com exposição a germes, não andar em ambientes públicos com muita aglomeração de pessoas, usar máscaras para sair de casa, ou quando alguém entrasse no meu quarto, não ter qualquer contato com pessoas doentes, pois uma simples gripe poderia se transformar facilmente em uma pneumonia, já que qualquer germe se proliferaria rapidamente e sem controle no meu organismo sem defesas. E por último, mas não menos importante, ela me deu uma lista de remédios que eu poderia usar quando fosse vítima de "sapinho" (candidíase na boca) e outras doenças causadas por fungos e bactérias. Repare que ela disse "quando", e não "se".
Logo, se alguém que estiver lendo isso for alguma vez vítima de câncer, NUNCA pare o tratamento por causa de um médico louco italiano que não mostra a veracidade científica de suas pesquisas. Continue seu tratamento. Qdo aparecerem sintomas de candidíase trate com bicarbonato, se preferir. Senão faça como eu: usei uma pomadinha para afta chamada oncilon oral base, um remédio que aumenta a imunidade e continei minha quimio e minha rádio... E hoje estou aqui, VIVA, FELIZ, SAUDÁVEL, tentando alertar que uma praga, uma porcaria cybernética não faça vítimas no mundo real.
Abraços e fiquem com Deus.

Eric Ribeiro disse...

Bem, difícil mesmo saber se acredito no "Doutor" que foi aplaudido na 36ª Convenção Anual Sobre Câncer que ocorreu em setembro de 2008, ou na cybergirl que atravessou a dura experiencia do cancer.

Vivemos num mundo que nunca sabemos qual é a intenção real de cada um, será que apareceu alguem que quer mesmo ver o bem do próximo ?

Eu li muito na internet e nao critico nenhum dos comentários, só gostaria que no mundo, as pessoas investigassem mais, ajudassem mais e criticassem menos. O que é que ganhamos/perdemos fazendo o tratamento do Dr. Simoncini, será mesmo a cura, será que pioramos com o tratamento ?

Todo tipo de informação divulgada através de Blogs não científicos e de interesse geral deve conter esclarecimentos das dúvidas basicas de quem é afetado pela doença. De que vale para o leitor em geral uma critica totalmente destrutiva com bases tão insignificantes quanto as que podemos recolher a cerca deste Dr. italiano.

Eu entendo muito pouco sobre fungos, tratamentos quimioterápicos e não fui vítima de cancer ainda, posso ser considerado leigo. Leio com o interesse de colaborar comigo, com meus amigos ou com as proximas pessoas que irei conhecer.

Vamos tentar colaborar mais com quem precisa.

Eu me chamo Eric Ribeiro

Anônimo disse...

É importante, pra q ele tenha credibilidade, q ele faça pesquisas sérias.

Ele naum pode afirmar q cura uma pessoa q bebe bicabornato e continua sendo tratada com quimioterapia e radioterapia. Esses tratamentos podem muito bem ter curado os pacientes e ele ter tomado o crédito.

Isso caracteriza ele como um curandeiro, q tenta a todo custo evitar q suas tecnicas sejam estudadas de forma séria.

Como ele pode afirmar q nenhuma publicação séria quer publicar nada dele, por supostamente serem controladas pela indústria farmacêutica, se ele próprio naum se interessa em provar a autenticidade do seu tratamento?


É preciso se dar ao respeito pra ser respeitado.

Eu tb escrevi sobre o assunto:

Descoberta a cura do câncer?

a.areosa disse...

questão de lógica : se uma farmacêutica descobrir a cura para a sida(aids)será que quererá realmente comercializa-la?mesmo que custe uns bons milhares de euros.Ou será que que dá mais lucro desenvolver um medicamento que não cure mas que permita ao paciente viver quase uma vida normal e ter uma esperança de vida bem perto da normal e ter assim um cliente dos seus fármacos todos os dias até ao resto da sua vida,custando esse fármaco uma “pipa de massa” ao paciente e muito mais ainda aos serviços de saúde.TODOS OS DIAS A PAGAR ATÉ AO FIM DA SUA VIDA.Pois é…é os fármacos que temos disponíveis para o tratamento para a sida hoje em dia.

parabéns para o blog pois divulga esta noticia que eu já tinha conhecimento,mas acho que quanto mais se divulgar a noticia mais depressa os média e os governos vão pressionar a comunidade cientifica para esta realmente investigar esta hipótese de cura .Se o bicarbonato cura o cancro ou não,eu não sei,fico a torcer para ser verdade.É realmente preciso e urgente fazer estudos do tratamento e não descartar uma possível cura só porque ela é ridiculamente simples,ou por outro lado,não dar falsas esperanças ás pessoas que infelizmente padecem desta doença. Para as pessoas que dizem que esta possível cura é ridícula e infantil eu pergunto: _se os antibióticos não tivessem sido descobertos por Alexander Fleming (veja a descrição da descoberta da penicilina no final do meu comentário)nos anos vinte e se um "maluco e infantil" descobrisse que o "bolor" provocado por um salpico de um espirro seu tratava as infecções,o que é que os cépticos lhe chamariam,como eu costumo dizer,chamariam-lhe tudo menos pai! .Para alguém que como eu, perdi a minha mãe aos dez anos de idade,ceifada por esse flagelo da humanidade,e relembrar o estado lastimável em que ela chegava a casa após vir dos tratamentos da quimioterapia,e a condição degradante em que ela se encontrava quando morreu provocada pela doença e pelos efeitos secundários da quimioterapia ,se me dissessem que tirar macacos do nariz curava o cancro,eu ia logo investigar.
Um abraço aqui de Portugal a todos os que participam para este blog crescer.

PS:tirar macacos do nariz,que se saiba não cura o cancro mas estudos comprovados pela comunidade cientifica afirmam que reforçam as defesas naturais do nosso organismo…e esta ein??qual lcasei imunitass qual actimel(iogurte de marca portuguesa) qual quê!!!

BREVE DESCRIÇÃO DA DESCOBERTA DA PENICILINA
Os dois descobrimentos de Fleming ocorreram nos anos 20 e ainda que tenham sido acidentais demonstram a grande capacidade de observação e intuição deste médico britânico. O descobrimento da lisozima ocorreu depois que o muco de seu nariz, procedente de um espirro, caísse sobre uma placa de cultura onde cresciam colônias bacterianas. Alguns dias mais tarde notou que as bactérias haviam sido destruídas no local onde se havia depositado o fluido nasal.

O laboratório de Fleming estava habitualmente bagunçado, o que resultou em uma grande vantagem para sua segunda importante descoberta. Em Setembro de 1928, Fleming estava realizando vários experimentos em seu laboratório e ao inspecionar suas culturas antigas antes de destruí-las notou que a colônia de um fungo havia crescido espontaneamente, como um contaminante, numa das placas de Petri semeadas com Staphylococcus aureus. Fleming observou outras placas e comprovou que as colônias bacterianas que se encontravam ao redor do fungo (mais tarde identificado como Penicillium notatum) eram transparentes devido a uma lise bacteriana. A lise significava a morte das bactérias, e no caso, das bactérias patogênicas (Staphylococcus aureus) crescidas na placa. Ainda que tenha reconhecido imediatamente a importância deste seu achado, seus colegas subestimaram-no.
Fleming comunicou sua descoberta sobre a penicilina no British Journal of Experimental Pathology em 1929.

Fleming trabalhou com o fungo durante algum tempo, mas a obtenção e purificação da penicilina a partir dos cultivos de Penicillium notatum resultaram difíceis e mais apropriadas para os químicos. Mas a comunidade científica da época achava que a penicilina só seria útil para tratar infecções banais e por isto não lhe deu atenção. No entanto, o antibiótico despertou o interesse dos investigadores estado-unidenses, que durante a Segunda Guerra Mundial tentavam imitar a medicina militar alemã que possuía as sulfamidas. Os químicos Ernst Boris Chain e Howard Walter Florey descobriram um método de purificação da penicilina que permitiu sua síntese e distribuição comercial para o resto da população

Fleming não patenteou sua descoberta, pois achava que assim seria mais fácil a difusão de um produto necessário para o tratamento das numerosas infecções que castigavam a população.

para mais informação :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexander_Fleming

http://pt.wikipedia.org/wiki/Antibiótico