sábado, 17 de janeiro de 2009

E quem gostou da história...

Olá, queridos. Volto hoje com a continuação do assunto que começamos semana passada: contos de fada. Minha intenção para hoje era falar sobre os contos de Grimm de forma geral. No entanto, como é bem sabido de vocês, leitores assíduos, minhas intenções nem sempre são constantes. Por isso digo que ela foi transformada na vontade de contar mais um dos meus contos favoritos e não tão conhecidos.

Este que hoje lhes apresento está entre as publicações dos tão conhecidos irmãos Grimm, mas não foi agraciado por nenhuma empresa de animação dominada por um rato com um longa metragem. Por isso, vim a conhecê-lo, ainda bem pequena, através da garota propaganda da Monange. Ela diga-se de passagem, anda forçando demais a coisa naqueles comerciais, e eu não ria tanto durante um intervalo comercial havia muito tempo quando vi a campanha do novo desodorante da referida marca. Juro que passei a coisa toda imaginando que aquilo era pesticida. Isso além do fato de que a música Lança-Perfume não poderia ter sido mais mal usada. Não vou nem começar a comentar o texto dos comerciais do hidradante. Sem falar no sotaque carioca descabido da referida garota propaganda.

Mas voltando ao que interessa, quando eu era pequena, Xuxa lançou uma coleção de livrinhos de história acompanhados de fitas K7 com a história narrada por ela, cheias de efeitos e interpretações. Muito estimulante para a imaginação. A Coleção Conte Outra Vez não trazia somente as histórias mais conhecidas. A que eu mais gostava era exatamente a história então chamada de Os Cisnes Selvagens, mas que é registrada pelos Grimm com The Six Swans, ou Os Seis Cisnes, em português.



A princesa acompanhada de um dos cisnes



Lembro bem que o livro era azul e as ilustrações eram lindas. Uma das grandes decepções da minha vida foi o dia em que meu irmão jogou cola entre as páginas EXATAMENTE desse volume, e deixou-o inutilizado.






Andando por aí descobri que a coleção foi gravada em 1987, mas só foi lançada em 1991. Estranhei, porque nasci em 1989. Não lembro que idade eu tinha quando ouvia essas historinhas (como nossos pais adoram chamar, mesmo que de pequenez não tenham nada), mas não lembrava de ser tão pequena. Mesmo porque meu irmão nasceu em 1991 e o pequeno terrorista não poderia acabar com meu livrinho ainda pequenino.



Capa da K7 do primeiro volume



Andando por aí achei algo melhor ainda! Um site com todos os volumes, acredito eu, da coleção Conte Outra Vez. Disponibilizo aqui o arquivo com Os Cisnes Selvagens, que pode ser ouvido diretamente no blog. Basta clicar no play. Para quem gosta de contos de fada, essa coleção é um prato cheio. Vale a pena conferir o resto.



Powered by beta.joggle.com


Se hoje essa coleção fosse relançada eu certamente eu a compraria. Não só para mim, mas para guardar para os meus filhos. Já não se acham contos de fada registrados por aí como antigamente e acho uma pena que as crianças cresçam achando que só os contos da Disney existem, além dessa mania de chamar animações nada infantis de 'contos de fada modernos'. Shrek não é para criancinhas (Não me venham com a discussão de 'contos de fadas também não eram para criancinhas e os Grimm os suavizaram'. Falarei disso mais adiante e, além disso, todos sabemos do que eu estou falando).

Mas voltando à coleção, ela traz histórias que eu garanto, algumas das quais você nem conhece (ou ao menos nas quais nunca pensou muito). Veja os contos dos volumes disponíveis para download:





Eu sempre gosto das histórias com heroínas fortes, como a já comentada Vasilissa, a Bela e a Fera, Alice no País da Maravilhas... Assim é, também, a protagonista de Os Cisnes Selvagens (ou como queiram chamar). Passar seis anos sem falar nem rir, e tecer seis camisas feitas de urtiga colhida em cemitérios para salvar os irmãos não é para qualquer um... ou uma. Ela aguentou as acusações que lhe foram feitas e permaneceu calada, de forma a não quebrar sua promessa aos irmãos. Quase virou mártir nas chamas da fogueira sob a acusação de matar seus próprios filhos, porque não podia falar para se defender.




A princesa, já na fogueira, é salva por seus irmãos



Aqui você encontra o conto com comentários, em inglês.

A magia e a fantasia, como eu já disse anteriormente, foram grande parte da minha infância. Por isso endosso a tal 'Rainha dos Baixinhos' (como raramente faria de outra forma) que sempre dizia no fim da histórias: Quem gostou da história, que conte outra vez!
Quem se lembra dela e da referida coleção, comente nos posts!

Semana que vem eu volto, com aquilo que me der na veneta. Mas acredito que seja mais um post da nossa série. ;) Até lá. Beijinhos.

P.S.: Eu ia escrever uma tradução breve da história, mas achei que o áudio a contaria melhor. Além disso, vocês podem ouvi-la como eu a ouvi pela primeira vez.

P.S.2: Eu estou sem áudio no meu computador. Espero que esteja tudo funcionando direitinho.

P.S.3: Eu digo que a Xuxa fala isso no fim das histórias porque eu me lembro. Se não foi verdade eu peço desculpas. Como já dito, estou sem áudio e não posso ouvir o arquivo.

16 comentários:

Beatriz Saldanha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Balonista disse...

caraaaaaaaaaca.
pra variar, aqui está a balonista saudosista.
hahahaha

eu tinha dois volumes da coleção:
1. a do ali babá e do pequeno polegar e
2. dos tres porquinhos e do soldadinho de chumbo.

cara, eu lembro como isso despertava MUITO a minha imaginação. na do soldadinho de chumbo eu até chorava quando ele caia da janela e fazia um barulhão. hahahahaha


e siiiiim, a xuxa dizia aquilo no final, eu lembro.
ei, que emoção.
eu acho que ainda devo ter essas K7 lá em casa.
hahahahahaha

beijos, poodle do meu heart.
post mara!


obs: ainda estou viva!

Gisele de Souza disse...

Vi a "propaganda" do seu blog lá na "Troquinha for vixens", e eu lembro dessa coleção sim ^^

Eu tinha 2 volumes,o da Bela Adormecida e o da Branca de Neve,se não me engano.
Tinha tb um super livrão com contos de fadas de diversos países que tinha A Pqeuena Vassilissa, mas não sei onde foi parar :S

Contos de fadas são mara mesmo, e em geral quanto mais antiga a edição melhor ^^

Bruna Lima de Souza disse...

Oi pessoal!!!
Eu adorava ouvir e ler as histórias, tinha todos os livros.
Se alguém tiver as histórias por favor mandem no meu e-mail quero contar para minha afilhada.
brudesouza@gmail.com

Muito Obrigada!!!

Igor disse...

Eu também tava procurando os áudios da coleção Conte Outra Vez pra meu sobrinho. Tem como alguém fazer upload de novo?

L. disse...

Gostaria muito de ter os áudios dessa coleção! Pode postar novamente? Gostaria muito que minha filha tivesse a oportunidade de ouvir...

Emanuel disse...

Muito obrigado pelos links!!!!

Bruna de oliveira Rocha disse...

Olá!!!
Curti muito estas históris quando era criança e fiquei muito triste quando a fita estragou!
Não consegui fazer o download, poderia me mandar pelo menos o audio do A Branca de Neve e a Guardadora de Gansos? este era o meu favorito e nunca mais tinha encontrado, sério significa muito pra mim!
Muito Obrigado,

Bruna

bruna.oliveira62@hotmail.com

Yasinha disse...

Nossa passei minha infância grudada no som ouvindo essas histórias e acompanhando nos livross! Qria mto fazer o download delas! Vc poderia redisponibilizar os links para download?? Obrigadaa!!!

mandinha_queiroz92@hotmail.com disse...

Tenho tods os livros e as fitas k7 ... ams as fitas já nem pegam mais.. gostaria de saber se não tem como você redisponibilizar os links para download?? por favor!!! Obrigada =)

VVCastro disse...

Esta coleção fez parte da minha infância. Tardes e tardes escutando...

Pelo que lembro, a Xuxa fazia apenas a introdução. O conto era narrado por atores excelentes, como por exemplo, Rosi Campos.

Jacy disse...

Nossa como estou feliz!! Estava eu aqui procurando essas histórias para contar pra minha filha e encontrei o posto!! Lembro d+ desses contos, a minha irmã mais velha tinha 3 da coleção é agente passava a tarde toda ouvindo as histórias e acompanhando no livro, era muito bom e emocionante, ficava imaginando cada uma delas, nossa era d+!!

Jacy disse...

Nossa como estou feliz!! Estava eu aqui procurando essas histórias para contar pra minha filha e encontrei o posto!! Lembro d+ desses contos, a minha irmã mais velha tinha 3 da coleção é agente passava a tarde toda ouvindo as histórias e acompanhando no livro, era muito bom e emocionante, ficava imaginando cada uma delas, nossa era d+!!

Anônimo disse...

Links todos off :( !!!

Unknown disse...

Sou a mesma Bruna que comentou em 2012, por acaso acabei achando o blog de novo hahahahaha.
https://www.mediafire.com/folder/pe830nr5mbze3/

Achei todos os pdfs dessa coleção. Aproveitem!

Unknown disse...

Levou só quase 10 anos pra conseguir. Os áudios tem no YouTube.