segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

In Memoriam

Ontem à noite quando Demi Moore subiu ao palco do Globo de Ouro para anunciar o prêmio de melhor ator coadjuvante em cinema, eu involuntariamente prendi a respiração, sentei melhor no sofá e aguardei imóvel enquanto a sra. Ashton Kutcher lia os nomes dos indicados até chegar ao momento do “And the Golden Globe goes to...”: Heath Ledger. A ilustre platéia aplaudiu em pé, enquanto o diretor Christopher Nolan (The Dark Knight), subiu ao palco para receber o prêmio em nome do ator.

Ledger como Joker (Coringa)

Essa foi a segunda vez em menos de uma semana que eu testemunhei essa cena. Na última quinta Heath ganhou o Critics Choice Awards, na mesma categoria. E ainda assim, aquela cena me emocionou, confesso que quase derramei algumas lágrimas.

Mal posso acreditar, na próxima semana fará um ano da morte de Ledger. Eu ainda lembro claramente do momento em que me contaram que o ator havia falecido. Foi na noite em que eu e as meninas da Gangue mais alguns colegas fizemos a nossa sessão de A Fantástica Fabrica de Chocolate (a versão do Tim Burton) com guloseimas. O Orni, como sempre atrasado, me perguntou pelo msn se eu tinha ficado sabendo que o Heath Ledger tinha sido encontrado morto.

Minha primeira reação foi achar que era brincadeira. Chequei se não estávamos no primeiro de abril, mas ainda era 22 de janeiro. Pensei que pudesse ser uma brincadeira de mau gosto da campanha de marketing de Batman – O Cavaleiro das Trevas. Mas não, nada fazia sentido.

É engraçado porque, eu sempre achei estranho quando eu via pessoas tristes e chorando por famosos que elas nem ao menos conheciam. E agora lá estava eu na mesma situação. Eu ainda não descobri o que me fez sentir tanto a morte de Ledger. Talvez porque há meses eu acompanhava a campanha de marketing do Batman, toda centrada no Coringa, personagem de Ledger, ou pela forma inesperada como ele morreu... Não sei. Mas, eu fiquei realmente triste pela perda do ator, não apenas aquele sentimento de “ah, que pena... ele era tão novo etc, etc...” que a gente tem quando vê esse tipo de notícia na TV.


Há alguns meses atrás eu finalmente assisti ao melhor filme de 2008, Batman – O Cavaleiro das Trevas. E eu me lembro de pensar, ao final do filme, quando o nome de Heath surgiu na tela e as pessoas já estavam todas de pé próximas a saída da sala. Eu lembro de pensar que aquela era a penúltima vez que eu veria aquele nome nos créditos, e esse era um pensamento tão triste. Eu lembro de deixar o cinema sem palavras, em parte por causa do excelente filme que eu tinha acabado de assistir, em parte pela tristeza de ter assistido o penúltimo e genial trabalho de um grande ator.



Acho que o que eu senti ontem foi uma variação desse mesmo sentimento. Uma mistura de alegria, por ver um trabalho tão magnífico ser reconhecido daquela forma, e tristeza pela certeza que aquela era uma das últimas oportunidades de ver o talento desse grande ator reconhecido.

Um comentário:

Anônimo disse...

Lembro que quando ví no notíciario: "Faleceu o ator norte americano Heath Ledger famoso por sua interpretação em O Segredo de Brokeback Mountain"

Pensei: "Foda-se!!!"

Mas depois que fui lembrar que era o cara do 10 Coisas que eu Odeio em Você e de Coração de Cavaleiro....repensei: "Porra..eu gostava desse cara...e pra caralho!!"

Ai fiquei triste tb...que bom que ele ganhou o GG.