segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Epidemia - Parte I: The Dark Knight

A idéia deste post surgiu graças ao meu irmão (eu sempre soube que um dia ele ia sevir pra alguma coisa...brincadeirinha auhuah). Foi ele quem me mostrou o hilário Blog do Barney (personagem do seriado How I met Your Mother) e então uma lâmpada acendeu-se sobre a minha cabeça: eu podia fazer um post sobre isso no blog!!! E quando eu digo "isso" eu me refiro a sites virais.

Se você não tem a menor idéia do que é um site viral, não se desespere. Apesar de não ser especialista no assunto eu explico: Marketing viral são aquelas campanhas publicitárias que se propagam pela internet no "boca a boca". Elas funcionam de maneira semelhante a um vírus, chegam até o público por email ou por links em outros blogs ou sites e se a pessoa é "infectada" (visita o site ou lê o email da campanha e gosta) ela provavelmente infectará um amigo (enviando outro email ou o link do site) e assim sucessivamente. Bem esse tipo de campanha está se tornando cada vez mais freqüente. No campo de entretenimento, por exemplo, vários filmes e séries de TV usam essa estratégia para expandir o seu universo ficcional para o nosso mundo.

Pra nós nerds essa coisa de marketing viral não é novidade, pois um nerd que não acompanhou (nem ao menos um pouquinho) a genial campanha de divulgação de The Dark Knight (Batman: O Cavaleiro das Trevas) é o mesmo que um nerd sem fantasia na Comic Con, ou seja é no mínimo bizarro. Explicando para vocês pessoas normais: para promover o lançamento do novo filme Batman a Warner Bros e a 42 Entertainment um jogo de realidade alternativa (ARG). Durante meses pistas espalharam-se por uma quantidade absurda de sites virais, levando fãs ao redor do mundo a participarem de uma espécie de gincana promovida pelo Coringa (alguns presencialmente, outros pela internet). Ao final das tarefas do Palhaço do Crime os fãs eram premiados com fotos, cartazes vídeos e etc do filme mais aguardado do ano.


Video do pessoal do Omelete participando da gincana do Palhaço do Crime em São Paulo.


Todo o inicio da campanha foi centrado na figura do Coringa e grande parte das pistas surgiram do Whysoserious.com. Com a morte do Heath Ledger em janeiro desse ano, o foco dos virais voltou-se para o candidato ao cargo de Promotor Público de Gotham City, Harvey Dent. Através do site IBeliveinHarveyDent.com, foi divulgada toda a campanha política de Dent e aqueles que o apoiavam podiam cadastrar seu email para receber as atualizações do site. Paralelamente o Coringa também lançou seu "apoio" a Harvey pelo IBeliveinHarveyDenttoo.com, que após algumas semanas saiu do ar, entretanto experimente selecionar toda a página. Em junho ocorreu a eleição para a promotoria de Gotham e nós fãs pudemos votar e depois assistir a vitória de Harvey.


Os milhões de sites virais de The Dark Knight (no whysoserious existe um página rasgada onde você encontra o endereço de grande parte deles) incluem ainda uma versão online do Gotham Times (que alguns sortudos participantes da gincana do Coringa receberam impresso) e sua versão "Jokerizada" (ou Coringada) o HAHAHA Times.


Em abril foi a vez do (então) tenente Gordon entrar na brincadeira. Os fãs receberam ordens para hackear um site, porém durante o processo era preciso cadastrar seu telefone. Todos que se cadastraram receberam uma ligação de Gordon intimando-os a trabalhar para a polícia de Gotham.

Os sites continuam todos no ar, mesmo que o filme já tenha estreado faz um tempinho, porém pouco antes da estréia grande parte deles foram invadidos pelo Palhaço do Crime, ganhando uma versão digamos mais divertida (se você tiver humor negro, claro). O último acontecimento da campanha foi a notícia de um assalto a banco com bandidos usando máscaras de palhaço (pergunta pra quem viu o filme: Assalto a banco, máscaras de palhaço,..isso não te lembra nada?)

O marketing de The Dark Knight está mais que aprovado pelo canguru!!!

Como eu me extendi falando da campanha do Batman, eu resolvi ouvir a sugestão da Poodle e continuar esse assunto na semana que vem (e quem sabe até mesmo na semana seguinte). Então não percam: É semana que vem na quarta-feira!!!

PS: Conhece algum viral interessante? Deixe seu comentário, quem sabe eu não inclua ele no post de semana que vem...

PS2: Ficou curioso para saber mais sobre a divulgação de The Dark Knight? Clique aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

de fato, muito divertido! :D