quinta-feira, 2 de outubro de 2008

"Era tudo mentira!"

Estava eu na felicidade saltitante da vida (vestida listradamente de Okapi) recolhendo informações para meu primeiro post. E pode parecer inadequado, mas resolvi falar sobre farsas.

Contudo, meu amigo leitor, de uma forma positiva. Depois de receber incontáveis e-mails de conteúdo no mínimo duvidoso, descobri que existe um site que faz o maravilhoso serviço de verificar cada “spam” que enchem nossas amadas caixas de correio eletrônico. O e-farsas está há seis anos no ramo de "pesquisa de falsidade de produção alheia" e desmente histórias para boi dormir dos mais variados assuntos. Você vai encontrar inúmeras fotos forjadas ou retiradas de filmes e tidas como reais, farsas envolvendo tecnologia , hoax (ainda não sabe o que signifa hoax?) e até descoberta de algumas verdades.

A apresentação do endereço peca um pouco no quesito estético. O verde até vai, mas o "ser-símbolo" (ou um mascote, como preferir), de cor gosmenta e com um nariz, digamos, extenso, me dá muito medo. E muitos textos não estão justificados. Mesmo assim, fique aliviado, o layout é clean (o inglês domina o mundo) e a navegação é clara, rápida e fácil. E o site utiliza muito bem a multimidialidade oferececida pela web.




Como pode-se perceber no print screen (de 02/10/2008, às 16h20min), os canais do site ficam à esquerda (ponto!), a ferramenta de busca no alto, à direita (ponto!), a enquete também à direita, embaixo da ferramenta de busca (ponto!) e a publicidade não é agressiva (mais um ponto!).

Além do mais, os textos são assinados, incluindo autores, colaboradores e pesquisadores (tá pensando que o trabalho é mole?!) e o estilo de escrita é bem amigável e divertido. E no fim da página principal você pode conferir as 10 pesquisas mais votadas e as 10 mais lidas.

E para quem adora computação, aí vai a dica do Okapi:

Veja como os cientistas imaginavam o computador pessoal no ano de 1954!


Ah, não esqueça de mandar o endereço do nosso blog para 165746469874 amigos em 0,1 segundos, ou você poderá ser surpreendido por uma Gangue raivosa e sedenta de vingança!!!!!


HA HA HA

(tá, isso seria um risada maléfica).

Esse endereço é Mara!

# Para quem curte e sabe inglês, também pode dar uma olhada nos endereços Urban Legends e Snopes.

7 comentários:

Anônimo disse...

Hahaha.
Adorei o site, ainda não conhecia.

Anônimo disse...

Olá!

Muito obrigado pela força! A análise ficou muito legal!

Ainda tem muita coisa pra ser melhorada no E-farsas, o layout do site é novo e ainda falta aparar algumas pontas.

Quanto ao mascote do site, não fica com medo, não! hehehehe

Se precisar de alguma informação adicional, estou à disposição.

Valeu!
Gilmar Lopes
www.e-farsas.com

Anônimo disse...

Muito legal o blog, os textos estão bem escritos e tudo mais, porém, fazendo o uso da ferramenta democrática que é os comentários sinto-me impelido a me pronunciar:

Senti o a expressão "E muits textos não estão justificados..." como uma crítica ao site em questão avaliado. Veja bem... o texto justificado é próprio e requisito para a impressão, mas não é obrigatório seu uso na web, seja para alinhar a mancha gráfica que o texto forma, seja para facilitar a leiturabilidade e legibilidade (sim, são coisas diferentes). É comum em algumas versões de alguns browsers o texto justificado se deformar e, em linhas com poucas palavras... para alinhar as margens, estas se separam, deixando espaços horríveis entre as palavras (isso ocorre muito com o mau us do Corel, do Flash, em fim... quando se usa Full Justify ou quando o programa não sabe bem lidar com o texto justificado)... desta forma, o texto justificado não é um defeito de sites, não é ruim não usar textos justificados na web ou em meios em que ele não pode sempre ser visto de forma ideal, muito pelo contrário... sempre que o texto justificados tiver a possibilidade de não funcionar, não deve ser usado. Ok?
Neste blog, a orientação do texto está bem utilizada (na maior parte dos textos), mas, para exemplificar o que acabei de dizer, veja a distância entre as palavras "descontraída", "e" e "bem-humorada", no bloco da coluna da direita que fala sobre o blog... a distância entre estas palavras está diferente do que nas outras linhas e isso sim causa problemas na leiturabilidade(para textos mains longos)... aí cabe ao diagramador decidir se vale a pena trocar uma boa leitura por um padrão estático que pode causar problema.
De qualquer forma, o blog está muito legal...

Anônimo disse...

Cometi alguns erros de digitação/ortografia no comentário que fiz anteriormente, tais como:
"mains" = mais;
"padrões estáticos" = padrões estéticos;
Entre outros, hehehhe.

Anônimo disse...

Curti essa hein...MARA!

Maiara Alvarez disse...

Rodrigo.

Obrigada pelo comentário. A "Gangue" é defensora dos textos justificados na internet, justamente pq há espaços que eles não podem aparecer dessa forma.

Concordo quando dizes que o texto justificado, dependendo da edição, acaba atrapalhando ainda mais a leitura. Nestes casos, o melhor mesmo é "banir" o justificado. Porém, dificilmente isto acontece. A revista ISTOÉ, por exemplo, fez uma reformulação e adotou textos alinhados à esquerda. Ficou ótimo para a maioria dos textos, pois eram curtos e existia um grande espaço em branco ao lado, mas alguns estavam dentro de "blocos" retangulares, e o texto não acompanhar a linha fica estranho!

No teu site, por exemplo, o alinhado à esquerda ficou bem bom (inútil dizer isso a você, que entende do negócio!).

Enfim, a análise leva em conta a sensação durante a leitura, e se ela, às vezes confunde, podemos tentar uma nova maneira (se, como afirmas, o programa "aceitar", ao invés de deformar, essa nova forma).

Valeu a todos os comentários, continuem acessando o blog da Gangue e comentando (e criticando também)... Ficamos felizes e saltitantes!

Anônimo disse...

Aprendi muito