quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Em busca dos blogs perdidos

Antes de dar inicio a este post eu devo confessar a vocês um vício meu: séries de TV. Para aqueles que me conhecem essa confissão não é assim surpreendente, um vez que eu "só" assisto: Supernatural, Pushing Daisies, House, Bones, Terminator: The Sarah Connor Chronicles, The Big Bang Theory, insisto (não sei porque) em ver Heroes (que tá bem ruizinho) e aguardo ansiosamente a 7ª temporada de 24 horas (que finalmente estréia em janeiro de 2009). Só!! Jurooooo, tem algumas na fila (How I Met your Mother, Dexter, entre outras...) mas o tempo não permite. Recomendo todas (com exceção de Heroes) , principalmente Supernatural e Pushing Daisies e deixo registrado aqui que, o J.J. Abrams e todos os fãs de Lost que me desculpem mas, pra mim o cara mais magnífico (e inteligente) da televisão no momento é o criador de Supernatural, Eric Kripke. De todos os retornos e estréias da TV americana esse ano sem dúvida alguma (na minha opinião, é claro) a temporada de Supernatural é a melhor.

Além de assistir todos esses seriados eu gosto de ler reviews (críticas) de seus episódios (não me perguntem por que, e sim eu sei que eu sou maluca) assim estava eu semana passada procurando blogs/sites sobre o assunto. Minhas exigências nem eram muitas: reviews de pelo menos algumas das minhas séries favoritas (Pushing Daisies e Supernatural não podiam faltar) bom texto e argumentos e de preferência opiniões (a respeito dos episódios) semelhantes as minhas. Ok eu sei que essa última pode complicar um pouco, mas é que com o cinema (meu outro vício) deu tão certo. Desde janeiro de 2004 quando comprei minha primeira revista Set, nunca discordei de nenhuma crítica da revista, todas as vezes que ela disse que um filme era bom eu assisti sem medo de decepções e todas as vezes que ela disseram que o longa era ruim e eu (teimosa) insisti em assistir eu acabei pondo fora meu rico dinheirinho. No caso dos seriados a solução não foi tão simples.

O primeiro resultado da minha busca foi a adição de uma série , True Blood, àquela lista do inicio do post. Depois de 'milhões' de blogs/ sites falando bem da série da HBO (e mal de Heroes) resolvi dar uma chance a ela e adorei. Ainda aproveitei e viciei a Poodle na série também (desculpem a piada interna mas: doce vingança).


Primeiro encontrei o Legendado. Eu já conhecia o blog, mas nunca tinha reparado muito nele, mas como estava numa missão (encontrar bom blog/site sobre série) resolvi não só ler os seus posts mas conferir também o podcast do blog. Amei! O podcast do Legendado já está no número 85 e é uma verdadeira conversa entre amigos. Funciona assim: a cada programa os participantes (que, ao menos nos que consegui escutar, variam) se reúnem para comentar as séries que eles assistiram na semana. Adorei o papo descontraído e leve (dá uma vontade de participar, às vezes), os comentários inteligentes, o Paul Torrent que manda os episódios novos que foram ao ar lá nos EUA pro pessoal do podcast aqui no Brasil. Assim, no geral, eu diria que o blog é Mara! principalmente pelo podcast. Só fica um Peculiar pro fato de nenhum deles ter visto Supernatural (não sabem o que tão perdendo).


O Série Maníacos me chamou a atenção pelo nome. Vocês devem imaginar que eu consigo me identificar com ele. O blog é bem interessante, aborda várias séries, o texto é bem escrito e os argumentos bem consistentes. Peca, assim como o Legendado por não acompanhar a a 4ª temporada de Supernatural, mas fazer o que... Adorei o a "semana por um maníaco" que comenta alguns episódios que foram ao ar (nos EUA, viva ao Paul Torrent!) na semana. Adorei a idéia de citar as séries destaque nos do dia EUA e de pôr a audiência das séries diariamente. E adorei, também, o texto de True Blood e a idéia do Batalha de Séries. Esse endereço também é Mara!


Por fim, eu estava quase desistindo da minha busca quando a última solução surgiu, diretamente do outro lado do Atlântico. O Portal de Séries é de Portugal, mas as diferenças do nosso português para o deles não impedem o compreensão do texto. É claro que ás vezes é até engraçado ou então confuso, essa troca de palavras e expressões entre os idiomas, mas no geral isso não causa maiores problemas. O mais importante, entretanto, é que (finalmente) tem review (bom) de Supernatural e só isso já era suficiente para eu gostar do site. Mas o Portal Séries tem bem mais do que apenas bons reviews da minha série favorita. Reviews aliás eles tem de muitas séries, e são todos muito bem escritos. De todos os sites/blogs que li na minha busca esse foi o que melhor cumpriu a minha última exigência (opinião semelhante a minha). Entretanto, ele peca por ser muito pessoal, o que é ótimo para a parte de opinião, mas atrapalha um pouco na precisão. Eu explico: os reviews são ótimos, porém, são opiniões bem pessoais do episódios e são escritos (aparentemente) unicamente com os conhecimentos prévios do autor. A falta de checagem das informações não causa grandes transtornos, mas alguns errinhos e imprecisões que ocorrem poderiam ser facilmente resolvidos com uma visita ao Google ou ao IMDb. Mas adivinhem? Outro endereço Mara!

Ok era isso galerinha..., agora tenho que ir, sabe como é muitas séries para assistir....

8 comentários:

Anônimo disse...

Opa, muito obrigado pela menção ao Série Maníacos. Fico feliz que vc gostou das nossas colunas!

Abração

Anônimo disse...

Hehe, eu escrevi o texto de true blood, tinha que dar uma passada aqui =D
Valeu pelos comentários, é a melhor coisa de se escrever um texto, saber que tem gente lendo (e gostando)
Abraços.
Ah, e eu tb era viciadão na revista SET, heheh.

Maiara Alvarez disse...

ohohohohoh (risada de Papai Noel, leia-se)

se não tivesse tão pouco tempo assistiria Super Natural (viu, confio em ti como tu confia na Set) e estaria babando pelo Dean (é assim que se escreve?) e o Petit me mataria... mas ainda me faltam vários episódios de Pushing Daises e The Big Bang Theory... "mas eu chego lá!"

e vou mimir, pq a resenha me matou no cansaço... vou mimir cantando:

"Throw the ###### down the well,
So my GaNg can be free.
You must grab him by his horns,
Then we have big party
(...)
Everybody"

(desculpem a piada interna... não resisto)

Anônimo disse...

Olá, mt obrigado por ter mencionado o Portal. Aguardo a sua visita diária e espero que goste do trabalha. Quanto à parte de ser um site pessoal, eu acho que não conseguiria fazer o meu trabalho se não fosse assim, porque eu detesto apenas relatar os factos. Gosto de dar a minha opinião sobre o que aconteceu em determinado episódio e principalmente adoro 'ouvir' o feedback dos visitantes, de modo a compreender opiniões diferentes etc etc.

Um abraço,

Marco Braga

Solimar Antonio disse...

Eu como mega-fã de séries tenho nos meus favoritos uma infinidade de sites e blogs que falam sobre o assunto, postam reviews e tudo mais, mas os sites que visito religiosamente todos os dias são:

1. Portal Séries: http://portal-series.com/
2. Guia de Seriados: http://www.guiadeseriados.com.br/
3. O Séries TV: http://oseriestv.brogui.com/
4. Série Maníacos

Além desses há vários outros ótimos sites, mas esses (para mim) são os melhores!

Anônimo disse...

Perai q a idéia da semana por um maniaco é minha! hahahaha

Q bom q ta gostando do blog! Eu ainda to na primeira temporada de Supernatural... mas é mto legal mesmo!

Paula Pötter disse...

Vim agradecer os comentários, desculpem a demora, mas é que quarta tinha episódio novo Pushing Daisies e quinta de Supernatural (to rindo até agora, quem viu sabe do que eu to falando...) daí sabe como é... (esse vício tá ficando preocupante, será que eu devo ir pra rehab? Ué... Tá na moda hauhauhauhauh

HEIN? disse...

Pra mim, Carnivàle, da HBO, e que teve só duas temporadas é das melhores séries que eu já vi.

Infelizmente acabou na segunda temporada e algumas coisas ficaram sem resposta, mas é possível encontrar em entrevistas com os roteiristas o que estava previsto pras temporadas seguintes e então ver qual é que era a da séria.

Ah, atualmente passa as 4:30 da manhã de sábado no SBT.