segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Funny Or Die?

Sou eu, ou mundo está ficando sem graça? Tá, tá eu posso estar exagerando, mas não há como negar que, no universo das comédias, as piadas estão ficando velhas e covardes. Na TV, as sitcoms que antes inundavam o primetime americano(o que nós brasileiros chamamos de horário nobre, aquele que tem a novela das 8, ou das 9, sei lá...) hoje estão quase extintas (ei, não atirem pedras em mim eu disse "quase"). Talvez as situações de comédia tenham esgotado-se. Como eu sempre digo, tudo que acontece pode ser comparado a Friends, e provavelmente (não posso afirmar, pois não assisti a todas elas), às "milhões" de séries que vieram antes ou depois do sexteto nova-iorquino.

No cinema, salvo é claro as brilhantes exceções, comédia virou sinônimo de piadas apelativas (e repetitivas) visando agradar o público adolescente americano, que deve representar metade das bilheterias do país, sendo a outra metade sustentada por nós, nerds. Ahh! Deixo registrado aqui que eu duvido que os jovens americanos sejam tão descerebrados quanto os produtores hollywoodianos acreditam. Não esquecendo, é claro, que a boa comédia ainda existe, porém está ficando cada vez mais rara.

Ok, ok, chega de reclamar e vamos direto a questão principal desse post: Estaria a boa comédia fadada a extinção? Ha!!! É ai que o entra o Funny Or Die, magnífico endereço da web que eu comento hoje...

O FOD (Funny Or Die, adooooro essa sigla!) é obra da mente insana e hilária (nem sempre bem aproveitada) de três amigos (talvez você já tenha ouvido falar neles) ,Will Farrell, Adam Mckey (pra mim mais conhecido como pai da Pearl. Calma, calma, você já vai entender. Eu juro!!!) e Chris Henchy. A idéia do site é simples: criar uma ponte direta (sem qualquer censura, a não ser, é claro, a sua. Calma, calma, eu já explico. Prometo!!) entre quem produz comédia (famosos ou não) e o seu público. O Funny or Die é uma verdadeira "biblioteca" de vídeos hilários (ou não).


O site funciona assim: (chegamos ao prometido momento das explicações) qualquer pessoa pode disponibilizar qualquer vídeo que ela julgue engraçado no FOD. Dentre os uploaders, celebridades como o próprio Will Farrell misturam-se a cidadão comuns. Além do conteúdo disponibilizado pelas celebridades (que acredite são muitas!), o FOD difere-se dos outros tantos sites de disponibilização de vídeos devido ao seu sistema de triagem. Voltamos ao título do post: Funny or Die? (Engraçado ou Morra? Desculpe a tradução medonha, mas para o seguimento dessa idéia a tradução 'literal' era necessária) Essa é a pergunta feita aos espectadores a cada vídeo assistido no FOD. Por meio da votação dos internautas o site cria uma porcentagem de aceitação para cada vídeo. Se um vídeo for visto mais de 100.000 vezes e tiver aceitação superior a 80% ele se torna Imortal, não podendo ser mais votado, e, nas palavras do próprio site:deve continuar fazendo as pessoas rirem para sempre. Por outro lado, se um vídeo atingir 1.000 espectadores e contar com menos de 20% de aprovação ele morre e vai para a Cripta, de onde é possível resgatá-lo votando Funny. Estão exclusos dessa votação os Chosen Ones, (Escolhidos, como o Neo) vídeos selecionados pela equipe do Funny or Die que já "nascem" imortais e, segundo o site, tem imunidade diplomática. Assim, não podem ser votados e "podem estacionar onde quiserem".

Ahhh! Faltou uma explicação: quem diabos é (triste tentativa de traduzir "Who the hell is ...") Pearl (filha do Adam Mckey, que eu havia citado antes). Pearl é a estrela do vídeo de estréia do Funny Or Die. O The Landlord, que já foi assistido quase 60.000.000 (sim são 6 zeros, significando 60 milhões) de vezes. Mostra a garotinha Pearl de apenas 2 aninhos como a "assustadora" (ou "nasty" como diz o próprio pai da garota no vídeo) dona da propriedade da qual Will Farrell é inquilino, e que aparece para cobrar o aluguel dele. Chega de explicações! Essa você deve assistir com os próprios olhos:

(Antes que algum certinho de plantão venha reclamar, vou avisando: esse vídeo contém crianças de 2 anos dizendo palavrões e outros xingamentos que ela não tem a menor idéia do que querem dizer)

Veja mais vídeos do Will Ferrell no Morra de Rir


O Funny or Die já gerou alguns derivados. Os campos são variados. Na culinária, existe o EatDrinkOrDie onde você encontra vídeos de receitas seguindo a mesma lógica de votação do OrDie original. Os Nerds de plantão não ficaram pra trás, dando vida ao PwnOrDie voltado ao mundo dos games. No campo dos esportes, em parceria com o skatista Tony Hawk, surgiu o ShredOrDie. Além, claro, de versões do site: para o público britânico (FunnyOrDieUK) e até mesmo para nós brasileiros, que ganhamos o nosso "very own" FunnyOrDie chamado Morra de Rir. O Morra de Rir acumula alguns vídeos do FOD acrescentando produções tupiniquins (que incluem também nosso próprio hall de celebridades)

5 videos que você precisa assistir no FunnyOrDie:

Good Cop, Baby Cop: Pearl está de volta, dessa vez como a oficial "linha dura" que vai convencer Will Farrel a assinar uma confissão de assassinato. Não entende inglês? Visite o Morra de Rir e confira a versão com legendas. Vídeos Relacionados: The Landlord out takes The Landlord: Criterios Edition e, é claro, The Landlord (c/ legenda);

Paris Hilton para presidente: Depois que o candidato à presidência americana John McCain comparou seu adversário na disputa, Barack Obama, à socialite americana, ela resolveu dar o troco lançando sua própria campanha (de mentira , é claro). (Versão com legendas) Vídeos Relacionados: Paris pede conselhos a Martin Sheen (c/ legenda), segundo ela um dos maiores presidentes de mentira que os EUA já tiveram. (Sheen "governou" o país de setembro de 1999 a maio de 2006 durante o primetime da NBC)

McCain' Brain: Infelizmente não há versão com legenda para essa hilária série, que mostra o que o candidato John McCain está pensando durante os seus compromissos de campanha. Já são quatro episódios: O anúncio de Sarah Palin como sua vice, uma entrevista ao programa The View junto com a mulher e o primeiro e o segundo debate dos candidatos a presidência americana.

I'm Fucking Matt Damon: Divertidíssimo clipe para a música de mesmo nome, estrelado pela comediante Sarah Silverman e pelo próprio Matt Damon(!?!!) (Versão legendada) Vídeos Relacionados: A resposta, repleta de celebridades, do comediante Jimmy Kimmel ao vídeo original (c/ legenda). Além de outras duas versões: I'm Fucking Seth Rogen (o gordinho de Ligeiramente Grávidos e SuperBad) e I'm Fucking Obama.

Albanian Idol: Sátira do MadTV ao programa American Idol. Também não tem versão com legendas, entretanto, como o "programa" é todo em "albanês" (de mentira, é claro), a legenda não fará falta. Vídeos relacionados: Vários outros esquetes do MadTV (programa americano no mesmo estilo do Saturday Night Live)

Esse endereço é aprovado pelo Canguru!! Boas risadas a todos e não esqueça de deixar seu comentário: Funny or Die???

2 comentários:

Paolla Wanglon disse...

Tu notou que o entregador no I'm Fucking Ben Afleck é o Brad Pitt? O.O hahahhhahah
(Sim, é a Poodle com sua identidade alternativa) :D

Anônimo disse...

não conhecia esse, bem bacana. hahahahaha! vou olhar :D