sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Do you dare?


Olá, queridos leitores. Venho hoje escrever meu post de Halloween. Estou há uma semana ponderando sobre o conteúdo deste post e acabei chegando à conclusão de que ele será enorme. Ele, por si só, não tem a intenção de ser assustador. Apenas indicarei coisas que me assustaram. Creio que meu foco será minha infância. O mundo das crianças é sempre tão mais assustador que o dos adultos. Entrem pela própria vontade.

Acho que devo começar pelo começo. Sempre fui grande fã de horror e do sobrenatural. Desde muito pequena mesmo. Alguém se lembra de Goosebumps de R.L. Stein? Bastante nostálgico. Mas o que veio antes mesmo de Goosebumps para mim estava na internet. A maior fonte de horror que toda criança da minha idade conhecia era o Assustador. Quem não lembra dele levanta a mão!



Na época eu me pelava de medo desse site. Controverso, eu admito. As discussões sobre ele sempre iam longe... "Não é verdade", "É montagem", "Onde eles iam conseguir uma foto do Kurt Cobain morto???" e aí por diante. Fato é que eu li o site completo quando tinha meus 11 anos. E é claro que algumas coisas nunca mais se saíram da cabeça... Como a foto que sempre me deixou mais assustada em todo o site: a menina fantasma no corredor.

Alguma coisa em garotinhas sempre me deixa com medo. Acho que é um dos clichês do horror que sempre funciona.




Não sei desde quando existe o Assustador, mas o Copyright no rodapé indica 2000. Não duvidaria que exista desde antes disso. E até hoje ele é atualizado. Enquanto escrevo este post a última atualização tinha sido 08 de Outubro de 2008. Um pouco desatualizado, mas eu nem acreditava que ele ainda estivesse no ar.

O que não me agrada no Assustador são as fotos de mutilação. Coisa, aliás, que não me agrada muito de forma alguma. Sempre tive muito mais gosto pela sutileza e pelos fantasmas ú.ú. Qualquer coisa sobrenatural pode me fazer sentir medo. Admito que sou cagona. Mutilações apenas me dão ânsia de vômito. Mutilação por mutilação não tem graça.



Já aquelas atadas a casos de serial killers me agradam. Eu devorei Dahlia Negra num piscar de olhos, aos 14 anos de idade, sem contar a pesquisa que acabei fazendo na web pelos fatos do caso real. Só sinto pena da Scarlett Johanson por ter participado daquela tenebrosa (no mau sentido) adaptação para o cinema. Certamente foi um tempo e R$4,50 perdidos na minha vida.

Existem sites mais recentes semelhantes ao Assustador. O IssoÉBizarro é extremamente explicito quanto às mutilações e anomalias, mas traz algumas coisas bem legais no campo do sobrenatural, como o vídeo 'El Sonido de La Muerte' que acabei de conhecer e, admito, me deixou temerosa desde o play.





Acredito que grande parte da minha temerosidade tenha sido devido à expectativa.

Ainda na web, temos o Medo B. Esse é bem mais leve e dá pra olhar sem medo de vomitar quando rolar o scroll. E eu achei bem mais agradável de se ler e, em algumas partes (não todas, obviamente) mais crível. Seus amiguinhos previamente citados gostam mais do explícito e são absolutamente recomendados para aqueles que são fãs.

Particularmente, acredito que o medo venha daquilo que desconhecemos e não muito das visceras de outros seres humanos. A infância é um período de exploração que determina o nosso futuro como seres humanos. Havia também de determinar nossos medos. Os meus, eu sei bem, estão todos relacionados intimamente com a infância e como o sentimento de pequenez e impotência que eu sentia ao menor cheiro de perigo ou de novidade.




Crianças em perigo ou crianças que nos põe em perigo ainda são as coisas mais macabras nas quais posso pensar. Aliás, um das cenas de monstro mais assustadoras do cinema, para mim, é a do monstro sem olhos do Labirinto do Fauno.



Quando eu era pequena tinhamos um sótão em casa. Eu não tinha permissão para ir lá, mas eu brincava muitas vezes perto da porta e jurava ouvir um choro de menina vindo de lá de dentro. Aquilo acabava comigo. Eu não sabia se o meu medo maior era acabar na mesma situação ou do que ela poderia fazer comigo se eu a libertasse.




Eu tinha uma imaginação muito fértil (e há os que digam que ainda tenho)Os parentes distantes que eu só via às vezes; a ciencia de que alguém próximo carregava uma arma; lâminas de faca enquanto eu secava a louça; determinadas bonecas sentadas me olhando no quarto; uivos de cães do lado de fora de casa (quem saberia dizer se não eram lobisomens?). Eu comecei a ler livros como Stephen King muito nova e quem já o leu bem sabe que a loucura a espreita é sempre o maior dos medos. Eu costumava imaginar situações extremas em que as pessoas perdiam a noção da civilidade. Aquela lâmina de faca e aquela arma guardada no fundo do guarda roupa não eram mais tão inofensivas quanto se imaginava. E eu acredito que nunca tenham voltado a ser.




Ao longo do post de hoje você apreciou imagens do fotógrafo americano Joshua Hoffine que retrata como ninguém os medos da infância.

Bom Halloween para todos. Hoje eu e a Gangue vamos nos assustar (e gargalhar) com Banquete no Inferno e A Hora do Pesadelo.


Esse post faz parte da campanha "Aterrorize a Blogosfera". Conosco nessa campanha estão:


Vão no post de Halloween do Zona Nerd e faça o ranking dos melhores da campanha!

P.S.: A Limbo manda dizer que na verdade a segunda parte da série sobre Campanhas Virais será publicada na segunda-feira e não na quarta como anteriormente havia sido dito.

7 comentários:

Anônimo disse...

muito bom!
e o assustador... que baita desenterrada! hahahahaha
:D

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Corrigindo um pouquinho!!!
Bá!!! Medo!!! Desde criança assisti a partos com minha mãe, pois era pequeno e não tinha com quem me deixar em casa!E lá ia o "Marcinhus" assistir a mais um parto! Plantões com minha mãe, fiz desde pequeno, no último que fiz com ela foi nas férias de verão, onde chegou um homem baleado na cabeça, com um furo bem grande, um dos olhos já não estava mais alí! Examinando-o, achamos a córnea do mesmo em sua camisa! Assim ela foi guardada em formol! Desse tipo de medo não sofri, pois mutilações, baleados, cortes, suturas (as quais já tive oportunidade de aprender a realizar), entre muitas coisas, vivenciei desde que tinha meus 2 anos de idade! Mas um segredo eu falo, meu maior medo hoje é: "Os desenhos macrabos do Discovery Kids"! Eles são assustadore... A linguagem usada e aquela inocência ameaçadora, fazem com que eu fique com as pernas bambas e cabelos arrepiados, imaginando quem está por trás desses desenhos!!!!!!!

Bixo disse...

Primeiro comentário:
Adoooro aquelas fotos que você postou! Tinha visto elas a um tempo atraz e fiquei impressionado com a "fodisse" delas, achei muito legal! E bem encaixado no blog.

Segundo Comentário:
Putamerdavideodesgraçado... eu fiquei com medo... eu sou muito sensivel a sons, na tela pode aparecer o que for, mas não me venha com musicas ou sons macabros. Pra completar, logo que desliguei o maldito video e liguei de novo meu heavy metal, minha gata solta um miado agudo e fino atraz de mim. Puta susto de verdade...

Terceiro comentário:
Eu lembro desse site assustador, mas já vi quando era mais velho, antes disso só tinha visto nele as fotos dos mamonas mortos =/
Alias, desde que vi aquela foto da menina não consigo não rir dela, desculpa, mas é verdade

Quarto comentário:
A cena do labirinto do fauno é muito foda, alias, esse filme é mto bom! Mas pra mim a melhor parte é qdo a mulher "empregada" enfia a faca naquele desgraçado lá!

Quinto e ultimo:
Juro q se na hora que eu for dormir eu ainda tiver com aquele barulho na cabeça eu te transformo num episódio de terror!! xD

se quiser, passa lá depois:
http://rocknhowl.blogspot.com/2008/10/aterrorizando-blogosfera-halloween.html

Unknown disse...

Legal!! lembrou-me de meus medos de infancia!! e de fato o assustador foi algo marcante em nossas vidas! ate pq tinhamos a idade dos medos ainda quando descobrimos esse site! era um misto de medo e curiosidade, pq por mais que vc sentisse medo vc nao deixava de olhar akilo, mesmo sendo atraves dos dedos, tentando evitar o susto, acabava sempre por olhar!!
parabens!!

Anônimo disse...

Po vlww msm
Gostei mt do post de vcs de Halloween

e sim a ideia do MEDO B e pegar mais leve sem usar fotos de gente morta nem mutilações...

Sou altamente influenciado por Goosebumps então o Medo B tem bastante dai !!!

Bons pesadelos... e sucesso

MEDO B

Anônimo disse...

whats up ganguedohipertexto.blogspot.com owner found your site via search engine but it was hard to find and I see you could have more visitors because there are not so many comments yet. I have discovered site which offer to dramatically increase traffic to your website http://mass-backlinks.com they claim they managed to get close to 4000 visitors/day using their services you could also get lot more targeted traffic from search engines as you have now. I used their services and got significantly more visitors to my blog. Hope this helps :) They offer best services to increase website traffic at this website http://mass-backlinks.com