segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Epidemia - Parte II: Enquanto isso na TV

Como eu havia informado anteriormente esse post é uma continuação do de semana passada. Recapitulando para você que têm mente porosa (código ornitorrinco para memória fraca) no capítulo anterior (também conhecido como post de semana passada) eu comecei a falar sobre marketing viral e me perdi falando sobre a magnífica divulgação de The Dark Knight (Batman: O Cavaleiro das Trevas). Assim devido a falta de espaço a epidemia continua hoje...

Na TV, como eu já havia citado no início do post anterior, a CBS usa essa mesma técnica de marketing viral na divulgação da comédia How I Met Your Mother (no Brasil a Fox Life transmite o série). O seriado que está na sua 4ª temporada é na verdade um grande flash back desencadeado pelo questionamento que dá nome a série (Como eu conheci sua mãe?). Os episódios sempre iniciam com a personagem Ted Mosby e sua interminável narração para os filhos de como ele conheceu a mãe deles, o que envolve uma série de peripécias dele e de seus 4 amigos (Lilly, Marshall, Barney e Robin) que (espera-se) o levem a conhecer a misteriosa moça dona guarda-chuva amarelo.


Quanto aos virais da série, o melhor deles, que eu já havia citado no post anterior, é o hilário blog do Barney. Barney, é um solteiro convicto que anda sempre de terno e não perde a oportunidade de explicar pra quem quiser ouvir (ou não) suas milhares de teorias. Ele tem teorias para tudo, principalmente sobre relacionamentos, ou melhor, sobre sua aversão a eles. O blog é citado diversas vezes na série e os posts são sempre relacionados aos acontecimentos do episódio da semana, (e geralmente incluem alguma dessas suas teorias). Eu particularmente adorooooo, o post em que ele sugere reality shows dos quais ele poderias ser o apresentador (post do dia 29 de setembro).

Além do blog do Barney outros endereços da web citados na comédia ganharam sua versão no mundo real. Uma particularidade dos virais de How I Met Your Mother é que eles não chegam a ser uma forma de divulgação da série, porque a maioria do conteúdo deles só faz sentido para os fãs. Os endereços funcionam na verdade como uma ponte entre o universo do programa e o nosso. Se você assiste How I Met Your Mother vale a pena conferir o tedmosbyisajerk.com, site (supostamente) criado por uma mocinha enganada por Barney enquanto ele usava o nome do amigo, e o guyforceshiswifetodressinagarbagebagforthenextthreeyears.com (esse só tendo visto o episódio para entender).


A nova série hit da HBO, True Blood, que estréia na HBO brasileira em janeiro do ano que vem, também ganhou vários sites que fazem essa ponte entre o mundo ficcional e o nosso. A série é ambientada numa realidade onde os vampiros são reais e decidiram "sair do caixão" e tornar sua existência pública depois que uma empresa japonesa desenvolveu um sangue sintético chamado Tru Blood.

Toda essa revelação dos vampiros foi acompanhada pelo site BloodCopy. O site é feito como se pertencesse a cidadãos comuns que as vésperas da grande revelação resolveram investigar os rumores cercando a possível existência dos lendários sugadores de sangue. No BloodCopy você também encontra vários vídeos de entrevistas com personagens da série.


O Tru Blood (a bebida não a série) também tem o seu próprio site, com direito até mesmo a vídeo comercial. Antes de entrar no site você deve informar a data em que foi transformado em vampiro. Além disso o site possui um teste para você descobrir qual tipo sangüíneo é o seu favorito e vários produtos relacionados ao sangue sintético. Também foi criado um divertido site de namoro online para humanos e vampiros o LoveBitten.net e vários outros apoiando ou não a luta dos vampiros por direitos iguais.


Se você assim como eu acha que esse tipo de publicidade é mara (ou até mesmo em alguns casos aprovado pelo canguru) fique atento as campanhas do novo filme de Jornada nas Estrelas (clique aqui se você estiver com preguiça de descobrir sozinho a sintonia das câmeras) , do segundo Cloverfield (que parece estar seguindo os passos do primeiro filme), do novo filme do diretor de Napoleon Dynamite e Nacho Libre, Gentlemen Broncos e quem sabe até mesmo de uma seqüência de The Dark Knight (por enquanto o filme é só um boato, mas...).

P.S. Fiquei muito decepcionada (e um pouco irritada) semana passada com as noticias do possível (e ao que tudo indica provável) cancelamento da série Pushing Daisies. Para quem, assim como eu, adora a série existe uma petição online para tentar impedir o fim do programa. Não sei se fará alguma diferença na decisao da ABC, mas não custa tentar. Para assinar a petição clique aqui.

Um comentário:

Joamot30 disse...

ola aceita parceria de link visite meu blog:

http://joamot30.blogspot.com/