terça-feira, 11 de novembro de 2008

Top 5 - álbuns para iniciantes do rock

Cá estou, para a alegria de todos os mamíferos aquáticos ovíporaros desse mundo de meu deus. A minha idéia inicial do post de hoje é uma lista. Pensei em fazer uma outra que ficará para um post futuro, pois exige demais do ser eternamente duvidoso que sou.

Hoje falarei sobre os cinco álbuns que influenciaram minha vida na era posterior ao Girl Power (porque um dia o I wanna really really really wanna zigazig ha termina).Quando me refiro aos álbuns que influenciaram minha vida, não significa que estes sejam necessariamente os discos que eu mais goste. Faço aqui uma observação : TODOS eles são de uma época em que eu ainda comprava CDs com uma certa freqüência, nas divinas promoções da Multisom, quando eles custavam apenas 10 mangos. Enfim, esclarecendo a lista: são os 5 cds que marcaram a minha fase de transição nesse gênero que tanto me agrada.

Então vamos lá: Os 5 álbuns essenciais que fizeram meu gosto pelo rock.
(De 5 a 1, em ordem crescente).
5 - Nirvana Unplugged 2

Certamente todo mundo que se preze um apreciador do rock, algum dia, teve sua fase grunge ao som de Nirvana. Esse cd foi lançado em 2001 e traz as músicas mais conhecidas da banda. Apesar do Unplugged no título, o álbum tem várias faixas que não são acústicas. Destaque para The man Who sold the world, a qual, anos depois, eu viria a escutar na voz do camaleão do rock.
4 - Ramones Mania

Assim como o Nirvana, Ramones é discografia básica. A coletânea é de 1998. Sempre fui contra coletâneas, mas um cd com 30 músicas por apenas 30 pratas é tentador. Ao contrário da maioria (graças a Deus, penso eu) que atribui ao axé o ritmo do veraneio, acredito que Ramones é a música do verão. Ouvi incontáveis vezes I wanna live, mas destaco Needle & Pins e Bonzo goes to bitburg.

3 - Nevermind the bollocks – here’s the Sex Pistols

Impossível falar em punk sem mencionar esta obra-prima. Da capa às músicas, a obra em si é a apoteose do punk. Tudo o que veio antes e depois não interessa. Já disse o Joãozinho Podre "Nós inventamos o punk. Nós dizemos como as coisas são." Aqui as mais conhecidas Anarchy in the UK e God save the queen são as mais geniais.

2 - Creedence Clearwater Revival : Chronicle 1

Vou carregar pro túmulo o meu arrependimento de não ter comprado a outra parte desta coletânea, o Chronicle 2, quando custava apenas 10 pilas. Sem sombra de dúvidas, esse foi o cd que mais ouvi até hoje. CCR não é o estereótipo do sexo, drogas e rockn’roll mas todo fã do gênero gosta. Não é a banda preferida de ninguém, mas está sempre presente nas rodinhas de violão que se prezem. Destaque para Lodi, I heard it through the grapevine e Lookin’ out my back door.

1 - The Clash : London Calling

O Clash foi além do “vamo-quebra-tudo” do punk. A banda conseguiu fazer críticas sociais sem remeter ao anarquismo. Aqui, os movimentos de libertação, como o Sandinismo, foram o tema para as letras das músicas. Algumas faixas como Train in vain e Death or Glory fazem valer a pena ter este álbum em casa. Mas a melhor de todas, ever, é Lost in the supermarket. E é incrível como uma letra sobre compras no mercado consegue deixar aquela sensação de profundidade que poucas músicas conseguem. A capa do disco é mais do que o grito do protesto punk: ela é a própria essência do movimento.

Encerro meu post ao som das bombas espanholas, e deixo aqui um joguinho muito divertido, no qual você tem que reconhecer as capas de discos clássicos.

PS1: Gostou do joguinho? Aguarde que no post da Limbo Dancer de amanhã tem mais.

PS2 Deixe seu comentário com o Top 5 de discos que te fizeram gostar do rock.

PS3: Beijos do ornie.

7 comentários:

Poodle Pidona disse...

Poodle na área! Mas só 5??????
:((((
Vou tentar, mas não vou numerar, pq aí é covardia! Aí vão os clássicos da minha pré-adolescência:

- Appetite For Destruction do Guns N' Roses. Praticamente tudo de que eu gosto hoje é consequência do Guns. Recomendo o Use Your Ilusion I também. Não, não o II.

- My Body The Hand Granade do Hole. Sim, eu tive a fase Riot. Sim, eu ainda gosto de Hole. esqueçam o Celebrity Skin (por favor!). MBTHG é o absoluto melhor da sra. Cobain.

- Refuse/Resist do Sepultura. Presente de Natal da mamãe no ano de 2000. Sim, eu gosto de Sepultura. Sim, eu tinha 11 anos. E sim, eu sinto saudade do Fúria MTV.

- O óbvio Nevermind do Nirvana, quando chegou à minha cidade cu de mundo que não, não tinha Multisom ou assemelhada, foi uma grande aquisição. Surtiu em muitas headbangeadas na sala de casa quando não tinha mais ninguém. Foi posteriormente roubado pelo meu irmão que não tem idéia de onde ele foi parar.

- Ace Of Spades do Motörhead. A 1ª música e o 1° álbum que eu ouvi do grande Lemmy. Até hoje uma das minhas preferidas e que integra a minha santa quintrindade (trindade de cinco?): Whitesnake, AC/DC, Guns N' Roses, Motorhead e a menos conhecida Mr. Big.

Ano que vem eu e Orni realizaremos mais um dos meus sonhos e viajaremos num ônibus mágico para ir ao show do AC/DC, antes que eles morram.

Tinha mais coisa pra pôr nessa lista, mas o Orni, como o Orkut, só me pediu 5 coisas. Pena. :P

Markinhos Wylde Hammett disse...

The Number OF The Beast Iron Maiden- um puta de um disco que e muito condenado pela critica pelo seu nome mais tem musicas arregaçadoras

And Justice For All- Metallica essencial pra quem curti Metal e um puta de um discoo arramjos impressionantes

Black Album Metallica- num tem nem palavras pra descrever esse disco um dos melhores do Metallica junto com o and justice for all

Paranoid Black Sabbath- muitoo loko o cd paranoid e war pigs arrepiam!!!

Brave New World Iron Maiden - The Wickerman brave new world e the line between love and hate sao impressionante!!!!!

ae os discos que vc ponho aii percebii que vc e mais chegadoo para o lado Punk euu jaa nem curtoo muitoo meu negocioo mesmo éé ooo Metaalll

http://sorockeiros.blogspot.com/

Sarah Quines disse...

Na verdade Markinhos esses discos foram apenas o pontapé inicial. Hoje eu tenho escutado mais Led, Jethro Tull, The Who, AC/DC e deixei o punk um pouco de lado.

Sarah Quines disse...

ah, não fique triste querida Poodle,
você pode pôr mais coisas numa segunda parte do Top 5. É que, pra mantermos uma certa lógica, o Top Five tem que ter 5 coisas hehe

Willian Araújo disse...

Como grande parte dos que se iniciaram cedo no rock, tive como referêncial os velhos discos do meu pai... Então vamos lá:
1 - Pink Floyd
2 - Creedence C. R.
3 - Santana
4 - RPM
5 - Michael Jackson

Lógico que esta lista não é o que escuto hj (exceto Pink Floyd e Creedence). Atualmente, acho que pra se iniciar bem no rock, e assim entendendo a sua história, deve-se iniciar por Beatles...

Anônimo disse...

Bela lista! Tá certo que se fosse a minha seria bem diferente, mas não posso negar que são todos clássicos. Trocaria o do nirvana pelo Nevermind, um dos CDs mais vendidos do mundo.
Parabéns pelo artigo, Ornitorrinco-pisador! HAHAHA what the hell is that?!

bjusss do Caê ;D

Anônimo disse...

legal teu post bem quando sai uma lista com os 15 discos essenciais da música brasileira.
vou tentar fazer minha lista mesmo que ainda não tenha lido o alta fidelidade hehe
1)Nirvana
2)Tequila Baby
2)Green Day
3)Blink 182
5)Beatles
e agora também ouço as origens citadas nos posts anteriores e outras.
hehehe só eu que fui influenciado por nacional?
abraço!