terça-feira, 25 de novembro de 2008

Pica-pau na blogosfera

Olá, olá.
Ornie chegando num dia escaldante nessa cratera que insistem em chamar de cidade.
Apesar do calor, tenho que manter minha janela fechada, pois corro o risco de ter meu quarto invadido por mariposas e gafanhotos (ontem o saldo foi de 3 mortos).

Mas vamos ao que interessa: hoje o Ornie está bem zen, e traz para você um blog MARA!, que trata de um assunto muito nostálgico, para todos aqueles que tiveram sua infância no final da década de 80 e início da de 90.
Quando eu era um pequeno e fofo ornitorrinco, costumava assistir aos desenhos que passavam na TV pela manhã, enquanto a ornie-mãe preparava o almoço (leia-se, o feijão MARA).


O blog Pica-Pau Brazil traz vídeos com episódios da ave malandra.

O Pica-pau foi o primeiro desenho animado exibido no Brasil, na extinta TV Tupi. A primeira versão do Pica-pau (de 1940) é um tanto quanto medonha, pois lhe dava um ar psicótico. No início, sua imagem condizia com a alcunha de “ave maluca”. Com o passar dos anos, seus traços foram ficando mais agradáveis.
Reza a lenda que Walter Lantz teve a idéia de criar o Pica-pau durante a sua noite de núpcias com sua esposa, quando um pica-pau irritante bicou a noite inteira o telhado do chalé em que estavam.
A música característica do desenho foi a única trilha de desenho animado nomeada para o Oscar de Melhor Música.

O perfil do Pica-pau não é o do herói bonzinho, muito pelo contrário: a ave é esperta e sempre faz suas peripécias para defender o que é seu e conseguir o que quer. Aliás, para quem tiver interesse em se aprofundar no assunto, existe um livro que questiona se o Pica-pau é herói ou vilão.

Além de vídeos e curiosidades sobre a ave do topete vermelho, o blog tem um marcador sobre a nossa tão querida blogosfera.
Fiquei procurando no blog, mas não achei, um episódio que lembro muito bem. Um em que o Pica-pau está morto de fome, abre a geladeira e não tem nada de comida. Sua barrica ronca profundamente. Ele olha desolado para o calendário pendurado na parede, o qual tem uma figura de uma melancia. O Pica-pau arranca a folha, mastiga, engole e gospe as sementes da fruta. Se você souber o nome desse episódio, diga-me please!
Encerro meu post nesse calor dos infernos com o vídeo do episódio "Seu melhor duende", no qual aparece um canguru. Dedico esse vídeo ao Thomás, que está passando por um problema grave de saúde, mas que sei que vai sair dessa (estamos torcendo por você meu amigo).



Beijos do ornitorrinco derretido.

5 comentários:

Luiz Henrique disse...

Adoro Pica Pau. Muito bom teres feito uma postagem sobre ele. Sem contar que tinha música erudita na trilha sonora do desenho, sem que se percebesse isso na infância (só anos depois fui descobrir).

Bjs!

Anônimo disse...

o da década de 40 é o maior! é o mais locão!
feito

Balonista disse...

pica-pau de polainas é o mais mara!

mas o melhor episódio é o das cataratas do niágara!
hahahahahaha


pica-pau é rei forever!

Sarah Quines disse...

o das cataratas é aquele que o guarda cai na correnteza dentro do barril né? é legal, mas esse do calendário ficou mais marcado na minha memória, inclusive quando ele gospe as sementes como se fossem tiros... ^^

Anônimo disse...

Hi,

I begin on internet with a directory