quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Coisas que eu achei no You Tube

Todo mundo já sabe, mas não custa dizer mais uma vez: o You Tube é mara! Nele você encontra de tudo um pouco: musiquinhas hilárias, cenas históricas, gatinhos falantes, Sketchs do MadTV, entrevistas, cenas dos seus filmes favoritos, o vídeo do Jensen Ackles dublando Eye of the Tiger (exibido originalmente no final do episódio de Yellow Fever da 4ª temporada de Supernatural) e qualquer outra coisa que você consiga imaginar. Pois bem, semana passada eu, por acaso, acabei fazendo duas grandes descobertas (aprovadas pelo canguru) no site.

Começando pelo novíssimo canal do Monty Python! (Se você não faz a menor idéia de sobre o que eu estou falando clique aqui que a Wikipédia te explica). Sim, agora os hilários Pythons têm o próprio cantinho no You Tube. Cansados de verem seus vídeos espalhados pela rede (em grande parte numa qualidade ruim) os humoristas britânicos resolveram unir-se a nova tecnologia em vez de lutar contra ela. Mas, é melhor eu deixar que eles mesmos expliquem suas razões...



No canal você encontra vídeos dos filmes, programas de TV e shows do grupo humorístico inglês, além de algumas entrevistas. Tudo em vídeos de boa qualidade. Pra quem nunca assistiu nada do Monty Python um aviso importante: os Pythons têm um humor bem peculiar. Eu adooooro! Piadas ácidas, inteligentíssimas, algumas bobas (ou silly como eles mesmos definem), mas não menos hilárias e tudo com o magnífico e exageradamente carregado sotaque britânico, que torna tudo (aparentemente) mais inteligente e (estranhamente) muito mais engraçado.



O canal só tem dois pontos negativos. O primeiro é que o site poderia ter bem mais vídeos, mas como ele é novo é provável que a população de sketchs e entrevistas no canal aumente. O segundo problema é que tudo no site é em inglês sem direito a legendas. Então, se você não entende nada de inglês a solução é correr até a locadora mais próxima e procurar pelos Pythons em DVD, garanto que vale a pena. Antes que eu esqueça o site do Monty Python também é muito legal e vale a visita.


Deixando de lado as piadas da terra da rainha, vamos à segunda descoberta. Para falar a verdade essa segunda descoberta não é bem fruto do You Tube, digamos que ela está apenas refugiada por lá. Mas é (sempre) melhor começar do início, portanto, é melhor dizer logo do que eu estou falando. Pois bem, a segunda descoberta é o Dr. Horrible’s Sing-Along Blog. O nome é estranho, e para falar a verdade o vídeo também é. O vídeo blog do Dr. Horrible é um projeto do criador de Buffy the Vampire Slayer (Buffy, a Caça-Vampiros no Brasil), Joss Whedon. Desenvolvido durante a greve de roteiristas (iniciada no fatídico 5 de novembro do ano passado), Dr. Horrible’s Sing Along Blog é um musical de 43 minutos produzido diretamente para a internet. A idéia de Whedon era produzir algo independente, onde ele tivesse total liberdade para criar. E que melhor lugar para divulgação do produto final que a web?


O vídeo narra a história do aspirante a super-vilão Dr. Horrible, interpretado por Neil Patrick Harris o divertidíssimo Barney do seriado How I Met Your Mother. A galeria de personagens ainda traz o narcisista Captain Hammer, arquiinimigo do Dr. Horrible, a doce Penny, mocinha da história e o fiel ajudante do vilão conhecido como Moist.

Não direi aqui que o vídeo é hilário, porque, mesmo que ele tenha uma boa doze de ironia, hilário ele não é. Entretanto, alguma coisa na história do simpático Dr. Horrible realmente me conquistou. Adorei a maneira invertida como as peripécias do vilão são contadas, centrando o foco narrativo no vilão que, uma vez que você observa de perto não é tão mau assim. Da mesma forma o herói deixa transparecer desde a sua primeira aparição que seus motivos não são assim tão nobres. Essa dualidade entre bem e mal é retratada de maneira sutil enquanto acompanhamos a jornada do Dr. Horrible até alcançar a sonhada vaga na liga de Super-Vilões, Evil League of Evil (adooooro esse nome).Tudo isso sem esquecer é claro que trata-se de um musical.

O Dr. Horrible Sing-Along Blog divide-se em três atos que foram originalmente postados neste endereço onde esteve disponível para espectadores do mundo todo durante algumas semanas de julho. Atualmente o vídeo está disponível apenas para quem mora nos EUA, mas como hoje em dia não existe nada que não se ache no You Tube, foi lá que eu encontrei refugiado o Dr. Horrible. No You Tube eu só encontrei o vídeo sem legendas, mas é sempre possível pedir uma ajuda para o Paul Torrent e procurar uma legenda na net.



Bem, é melhor eu ir ficando por aqui, já "falei" demais e o novíssimo filme do 24 horas me espera. Então beijinhos. Deixo vocês com o primeiro vídeo do Dr. Horrible (no You Tube ele está dividido em 6, dois para cada ato):

Um comentário:

Nightsy disse...

Monty Pyton é fantástico...vou dar uma olhada depois nesse dr...ótima dica...como sempre vc's na frente