segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Limbo Dancer presents...

É surpreendente que eu tenha sobrevivido até o presente momento sem comentar nenhum blog/site sobre cinema. Para aqueles de vocês que não me conhecem: Eu gosto muito, muito mesmo de cinema. Nas locadoras onde eu pego filmes e no cinema aqui de Santa Maria as pessoas já me conhecem (ás vezes até por nome). Há algum tempo atrás, quando eu tinha bem menos coisas para fazer e pegava muito mais filmes, esse vício chegou ao fatídico ponto de a mocinha da locadora reconhecer minha voz no telefone! But, anyway...

Hoje, então chegamos ao inevitável post sobre cinema. Vamos então aos três maravilhosos sites que eu selecionei para vocês:

Para começar, aquele que para mim é um dos sites mais magníficos ever: o Internet Movie Data-base, ou apenas IMDb. O site é todo em inglês, porém as a navegação é bastante simples e, ao menos as funções básicas do IMDb são acessíveis a qualquer pessoa que compreenda o mínimo de inglês.


Mas afinal, o que faz do IMDb um site tão incrível? Bem, sabe quando você está assistindo a um filme ou série e aparece aquele ator/atriz que você tem certeza que já viu algum outro lugar, mas não lembra qual? Eu não sei quanto a você, mas comigo isso acontece com bastante freqüência e nessas situações até mesmo o santo Google pode levar horas para te dar a resposta. No IMDb esse problema é facilmente resolvido: basta escrever o nome do filme, diretor, ator, produtor, ou qualquer outra função remotamente ligada ao cinema no quadrinho de busca e Voilà! Tudo que você queria saber estará diante de seus olhos: lista completa de créditos do filme, com links diretos para a página do site para os atores, diretores e demais envolvidos no filme, que por sua vez contém a lista (também com links) de todos os filmes, séries e afins que a pessoa participou, fotos, cartazes, dia de estréia, trilha sonora, premiações e mais uma infinidade de informações (cada vez que você entra no IMDb, você descobre uma nova função do site).


Eu gosto bastante de ler: a parte de trivia, que traz curiosidades sobre o filme ou personalidade em questão; a parte de movie connections, que lista as referências feitas pelo filme a outras produções e outras produções que fazem referência ao filme em questão; e a parte de quotes, em que você encontra as principais falas do filme/série/etc.

Passamos do IMDb para o FirstShowing.net que eu descobri a apenas algumas horas atrás, mas, que já se tornou um dos meus sites favoritos. O slogan do site o define com perfeição: Connecting Hollywood with its audience (Conectando Hollywood com a sua audiência). O Fist Showing é o paraíso para qualquer cinéfilo. Lá você encontra noticias, trailers, entrevistas, reviews e tudo mais que for relacionado à sétima arte.


Destaque para o texto muito bem escrito, principalmente os reviews, os trailer, que apesar da pequena demora para carregarem, compensam pela ótima qualidade de som e imagem, as entrevistas, interessantíssimas, com perguntas inteligentes e não-obvias e ao perfil do pessoal do sites, que apesar de não conter nada sobre a formação deles (coisa que eu fiquei curiosíssima para saber), é bem interessante com a lista de filmes, diretores, atores e atrizes favoritos de cada um. Mas, o que eu achei mais bacana no
site é que fica claro que ele é feito por gente que gosta realmente de cinema e não tem preconceito com gênero, idade, nacionalidade, ou qualquer outra coisa (Notem que um deles tem Cidade de Deus entre seus filmes favoritos).

Você deve ter percebido que o First Showing também é todo em inglês, mas, se você não entende nadinha de inglês não se desespere. Existem muitos bons sites sobre o cinema aqui no Brasil, eu particularmente gosto bastante e, portanto recomendo o Cinema em Cena. Eu freqüento o site (quase) diariamente há um bom tempo e gosto muito da disposição das informações e da maneira como elas são escritas. O site oferece notícias, críticas, variedades, colunas, fotos, cartazes, espaço para opinião do leitor, etc. Eu gosto que na parte de notícias o nome do filme vem sempre antes da manchete e que entrando na página do filme você encontra todas as outras informações sobre ele disponíveis no site (fotos, cartazes, trailers...).


As críticas são sempre bem escritas e de alguma forma pessoais (de maneira positiva). As opiniões nem sempre concordam com o que grande parte da crítica diz sobre o filme, o que para mim é ótimo! Mesmo que eu nem sempre concorde com o que o editor do site, Pablo Villaça escreve, é sempre bom ler opiniões diferentes (e inteligentes, é claro). Só é triste quando eu entro no Cinema em Cena e tem bem grande o “procuramos estagiários”, mas, as vagas só valem para quem mora em Belo Horizonte. Poxa....

Bem, por hoje é só... Aproveitem as dicas e não esqueçam de deixar o seu comentário antes de sair...

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog.
Ficamos muito contentes com a preferência pelo Cinema em Cena.
Não deixem de acessar o site para conferir as novidades.

Abraços

Luiz Henrique disse...

Gostei muito da sua análise Limbo Dancer. Pensei que seria chato ler análise de três sites sobre cinema (leia-se: eu gosto de cinema, mas não tanto de discuti-lo em certas minúcias técnicas), mas fui tudo muito light e veloz.

A propósito: acho que, já que você não mencionou (e eu especulei né!), queria ver futuramente uma análise do Adoro Cinema. Haha.

Era isso.
Bjão!