quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Lista 10!

Estava eu pensando aqui com meus balões: o que escolher para uma primeira postagem? Confesso que é difícil garimpar apenas um blog para fazer uma análise. Essa ben(mal)dita hiperlinkagem me faz passar horas na frente do computador, visitando blogs e mais blogs, sem decidir o que comentar. Meus inflados balões já estavam me fazendo subir pelas paredes, teto e mais um pouco quando resolvi fazer uma lista de blogs passíveis de apreciação. Ainda assim não consegui me decidir. Foi quando, mirando para o singelo rol, lembrei-me de um endereço que há muito não acessava: o Lista 10, as melhores e piores listas do mundo.



Afinal, que diabos de ser humano, influenciado pelo american way of life não gosta de uma listinha? Devo lembrar-lhes de que EUA e top tens têm tudo a ver, tanto que a revista People adora lançar um “melhores e piores” a cada mudança de lua.

Pois bem. O Lista 10 não tenta ser a People, mas é especializado em listas de todos os tipos. De todos MESMO! Tem desde o Top 10 maiores edifícios do mundo até o Top 10 orgasmos em filmes, passando pelos 10 livros mais caros da Internet e pelos 10 gols perdidos mais incríveis do mundo.

O conteúdo vai dos mais fúteis, como o Feliz Natal em 10 línguas até os mais úteis, vide 10 Dicas de sites de cálculos e conversores.

O interessante é que a maioria dos posts traz links de fotos, notícias, jogos e vídeos que Thales, o jornalista responsável pelo endereço, garimpa pela web. Aliás, os vídeos do Youtube, por exemplo, aparecem freqüentemente na forma somente de link, sem a possibilidade de assiti-lo na própria página do Lista 10. Isso colabora para um visual mais limpo do site, embora tenhamos que abrir uma nova página para desfrutar do material escolhido.

Falando em aparência, o layout é bem, digamos, zen. O jogo de tons frios – azul, cinza e branco - parece que nos injeta calma e disposição para ler todos os (muitos) posts, colocados no ar diariamente. O arranjo dos elementos na página também é um ponto a favor, com as postagens no lado esquerdo, um menu superior bem legível e os marcadores, arquivos e parceiros à direta. Já o cabeçalho é bem simplório. E ainda não consegui descobrir o porquê de aquela criança estar de boca aberta.

Ainda sobre a interface (juro que é a última coisa), a única questão que considerei negativa foi a faixa azul embaixo do nome de cada post: se fosse um pouquinho menor, talvez deixasse os títulos em primeiro plano.

Pra finalizar, destaco a interatividade que o blog proporciona aos leitores: além de constantes enquetes, de vez em quando é postada a seção “Você no Lista 10” que até premia o melhor vídeo ou a melhor foto de acordo com o tema que Thales proprôs. No último lançado, a foto mais criativa ganhava um PenDrive de 1G!

Eu disse que estava finalizando, mas resolvi escrever mais um pouco, a exemplo de minhas prolixas colegas. Aliás, proponho que ao fim desse blog, nosso rei Thomás faça uma lista dos posts mais longos. E dos mais engraçados. E dos mais comentados. E claro, dos aprovados pelo canguru!

Ah, ia esquecendo [1]. Esse blog, como não poderia deixar de ser, sendo avaliado por quem vos posta, é MARA!

Ah, ia esquecendo [2]. Faremos uma lista top 10 dos melhores comentários e o primeiro lugar ganha um balão! Isso sim é interatividade.

Ah, ia esquecendo [3]. Amanhã, quem estréia no Gangue é o Ornitorrinco. Não perca!

Ah, ia esquecendo [4]. Estou com uma conjuntivite do caralho (dá pra falar palavrão aqui?), e não enxergo mais nada, então se algo está incorretamente digitado, não me culpem; do contrário, piscarei em vocês.

Agora sim, zé fini!

3 comentários:

Poodle Pidona disse...

Não haverá fim do blog, querida Balô! Não antes do fim da Internet! Mhuahuahua (risada maléfica)!

Anônimo disse...

hahahaha
loco de bom o post!
principalmente o começo.
Lendo um certo trecho me lembrei duma frase que é bem o teu tipinho: "do útil ao fútil, nunca inútil"
ahuhuahuhau

Anônimo disse...

Fiquei muito feliz pela escolha do seu primeiro post ser a analise do meu blog, gostei muito como você escreve. Muito obrigado de coração ;)

abração

Thales
http://lista10.org