quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Olá caros Humanos!!

Para aqueles de vocês que não vivem em Santa Maria ou que não fazem jornalismo na UFSM, venho trazer-lhes um informe de tamanha importância. Hoje eu e parte da Gangue participamos de atividades da 33ª Semana de Comunicação da UFSM promovida pelo Diretório Acadêmico Mario Quintana.

Não, não é simples propaganda que faço, caros queridos, muito menos uma "encheçao de lingüiça" já que a Balonista (postante de hoje) está muito ocupada como braço esquerdo de deus na organizaçao do evento.

O tema das atividades de hoje é justamente o meu favorito: a magnífica web. Senti que deveria compartilhar com vocês o conhecimento que adquiri. Aqui vai:

OFICINA: Novas ferramentas da "Web 2.0" aplicáveis ao jornalismo", com Iuri Lammel Marques, docente da Unifra.

Iuri trouxe uma supimpa apresentaçao de Power Point, que possuía zilhoes de magníficas feramentas para usar em nosso blog. Algumas já estavam disponiveis para vocês, como o nosso feed RSS, estrategicamente posicionado na coluna direita do blog. Outras como o Twitter do canguru você encontrará por aqui em breve.

Olha que bonitinhas (e obedientes, é claro) essas minha pupilas:


PAINEL: Mídias Digitais e Sociedade, com Suzy dos Santos, docente da ECO/UFRJ e do Programa de Pós-Graduaçao de Comunicação da mesma istituição; Juliano Maurício Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital: Informçao e Conehcimento da UMESP. Mediadora: Luciana Pellin Mielniczuk, docente do Mestrado em Comunicação Midiática da UFSM.

Bem, o painel começou um vídeo, também supimpa, do programa do Chacrinha, seguido por mais outros dois sobre a modernização do antigo "voto de cabresto" e a formação de "currais eleitorais". Após os vídeos, iniciaram-se as discussões sobre o uso desses meios digitais pela sociedade brasileira, incluindo o uso de celulares com câmera para registrar o voto comprado.

Como vocês devem ter notado, hoje foi um dia de muitos aprendizados e amanhã tem mais (semana de comunicação para nós e, pra vocês, amados leitores, muitos conhecimentos no post do nosso querido Orni, não percam!!!)

Nenhum comentário: