quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Ééé, amigo: futebol na rede PARTE I

Cá estou.
Digo agora que sou a Balonista pra que não precisem descer a barra de rolagem até o final do post pra saber quem está escrevendo (pq sim, eu sempre faço isso). E ler um texto sabendo quem está escrevendo logo de cara é mara.

Mas chega de frescura.
Porque hoje o post é pra macho. Pra contrapor os "de macho" anteriores.

Cansada de ser tachada como homenzinho pelos amigos,
cansada de não poder sentar de pernas abertas,
cansada de ter mais senso geográfio que o Luiz e a Sarah,
cansada de falar "mas que cerveja podre de gelada" e ser acusada de vileira,
cansada de não conseguir fazer duas coisas ao mesmo tempo
e cansada de ser a única mulher (com controvérsias, por favor) a aguentar homens falando de mulheres e cerveja e futebol, eis que resolvo libertar-me.

Chutei o balde e vou falar sobre o que eu gosto: futebol.
Sim, esse post era aqueeeeele prometido há milênios.
Mas eu esperei o final do Brasileirão pra concretizá-lo.

Enfim, pra quem não sabe, um breve resumo de minha cruel vida: sempre achei que fosse um gurizinho, pq até esses dias eu nem peitos tinha. Quando criança, meu pai deve ter tido o mesmo pensamento. Desde muito nova, ele me levava aos jogos da SAC (Sociedade Amigos de Constantina), a fabulosa e inesquecível SAC, equipe de futsal que disputou a série Ouro em seus tempos áureos. Lá, além de sustentar meu vício em balas Cola da Florestal (que patrocinava a gloriosa), tive contato com jogadores do nível de Xoxo e Fio (baita camisa 9), treinados pelo grande Albinho (sim, devo ter sido amiga do Daniel Carvalho e não sei. Grande merda também, enfim, vou fechar o parênteses). O fato é que não sabia, mas por causa disso quase me tornei uma grande jogadora de futsal. hahaha.
Tá, mentira.
Por causa disso, na verdade, o esporte começou a fazer parte da minha vida.
E sem mais delongas, aqui estou, artilheira e bi vice do TAMPACS (Torneio Aberto Misto para Alunos da Comunicação Social) e uma quase jornalista esportiva.

Claro que eu vou fazer o jabá e dizer que todo sábado, das 11h às 13h, eu e meus lindos e maravilhosos amiguinhos (todos homens até semana passada) estamos produzinho o super Radar Esportivo, o som do esporte, na Rádio Universidade 800 AM (BOOOM para alguns) que também pode ser ouvido pela internet no www.ufsm.br/radio.
Feitos o resumo da história e o merchan, começaremos (percebam como isso é bem jogador de futebol; tu pode fazer a pergunta mais particular possível que ele sempre puxa pro coletivo) o post derradeiro.
Como todos já sabem, minha vida de homem nunca foi fácil.
Por sofrer muitos preconceitos, sempre tive que mostrar que eu não era mais uma mulher metida a gostar de futebol só porque o time ia bem (apesar de eu tomar conhecimento do Grêmio, realmente, em 1995).
Logo, cada dia mais dedicava-me às leituras da coleção de revistas Placar de meu sábio pai. Com o advento da internet, pude perceber o quanto o brasileiro gosta de futebol: blogs e sites e rádios e jornais e revistas, todos dedicados ao ópio da nação.

Ao entrar no Radar Esportivo, em maio desse ano, fui pega definitivamente pelo bichinho do vício futebolístico. Gangsters como Poddle e Ornie são seres anormais que conseguem se manter alheias à um Grêmio e Palmeiras do 2° turno. Mas são exceções. O resto é tudo fanático. Até aqueles torcedores só de decisões (coloradas, principalmente).
Enfim, graças ao meu interesse banal por esse mundo em que céu e inferno se alternam com certa freqüência, acompanho muitos endereços por essa blogosfera afora. E hoje, amém, indica-los-ei.
Muitos vocês já devem conhecer, outros nem tanto, mas eu que sei, o post é meu e eu publico o que eu quiser também.

Tinha feito uma lista pra não me perder, mas já eras. Então eu vou começar pelos mais conhecidos.
Não sei porque, mas quando surge o assunto futebol numa rodinha de homens e cerveja e alguma dúvida sobre a tabela ou os jogos é levantada, a principal fonte de pesquisa de todos é o Globoesporte.com.
Maldita Globo (ou não, já que se eles me derem um emprego eu obviamente aceitarei e sim, sou mercenária).
Bom, o globoesporte.com tem vários blogs sobre as inúmeras variantes do esporte mundial, mas eu vou me deter somente aos que falam de futebol.
Quase sempre fico de olho nas atualizações de todos, mas o que me parece mais respeitável é o do Lédio Carmona, o Jogo Aberto.
A principal e melhor característica do blog é a atualização contínua e rápida, essencial em matéria de esporte, onde tudo é pra ontem. Para isso, Lédio conta com uma equipe de colaboradores, que estão sempre postando para os (muitos) fiéis leitores.

As fotos são grandes e muitas, e ilustram com perfeição o assunto do post. Destacaria negativamente a falta de vídeos, que são raros, mas quando se é blogueiro do GloboEsporte isso é realmente o de menos.
Pra terminar, a lista de links, que é MARA: tem blogs nacionais, internacionais, sites de todos os clubes possíveis, sites de jornais do mundo todo e curiosidades. Pra quem é (quase) uma jornalista esportiva, ela é muito, muito útil.


Continuando na globo.com, destaco o blog do Cristian Bonatto, que faz o blog do torcedor do Grêmio.

Pra quem não sabe, o GloboEsporte.com disponibiliza um endereço para um torcedor de cada (importante) time do Brasil representar sua torcida. Cristian é de Sapucaia do Sul e faz Publicidade e Propaganda na Unisinos, ou seja, é um torcedor comum. Ou nem tão comum assim, já que todo gremista passa por lá para deleitar-se com as palavras de Bonatto, que traduz como ninguém o amor pelo Imortal.
Seus textos são puro sentimento, defendendo e acreditando no Grêmio sempre (vide subtítulo do blog: "Gremismo, filosofia de alento"), independente de resultados (como, aliás, é toda essa maior torcida do Rio Grande). Eu adoro os título
s dos posts, nunca são comuns, já começo a me emocionar antes mesmo de ler o texto inteiro.




As fotos são bem escolhidas (o
que não é muito difícil, visto que os jogadores do Grêmio demonstram sua honra em vestir a camisa tricolor a toda hora) e não é raro um post ter mais de 400 comentários. Um exemplo é o que fala sobre as punições do STJD contra o Imortal, Contra fatos não há argumentos, que deixou nada mais, nada menos, que 778 leitores revoltados. Enfim, o blog do Cristian é, para mim, gremista forever, Aprovado pelo Canguru. Parto para outro e percebo que terei de fazer a parte II do post certamente.

Próxima parada: LanceNet.

O LanceNet é o site da revista impressa Lance!.
O L! tem um blogueiro para cada torcida do Brasil também. A diferença é que, nesses casos, eles são jornalistas. E o escolhido para falar do futebol gaúcho é Divino Fonseca, respeitadíssimo no meio esportivo.


Ele já foi repórter da Placar por um bom tempo e faz grande sucesso com seu estilo de texto, considerado um dos melhores da imprensa brasileira. Exatamente por isso que a falta de atualização de seu blog é o principal defeito: os torcedores estão sempre ávidos por ler posts bem escritos. E torcedorES mesmo, porque Divino não faz distinção e, em praticamente todas as postagens, traz menções à dupla GREnal em semelhante proporção (diferentemente desse blog totalmente parcial).
Sempre entro no Lancenet pelo link do blog do Divino Fonseca, que é MARA, e depois de ler o singelo mas esperado post, encaminho-me ao blog do Mauro Beting. Sim, polêmico Mauro Beting, que tem milhões de colunas em milhões de jornais e que faz milhões de comentários em milhões de programas. Inclusive no do mais polêmico ainda Milton Neves, que vai ter seu blog comentado (leia-se detonado) na parte II.


Buenas, Mauro Beting é odiado por uns e amado por outros. Eu posso dizer que há comentários seus que eu acho desnecessários, mas a grande maioria passa pelo meu crivo gremista. Principalmente aqueles que dizem que o Grêmio é o maior prejudicado pela arbitragem no Campeonato Brasileiro, o que demonstra que ele não é tão afetado assim por um certo apresentador nos domingos à noite.
Seus posts alternam; ora são rápidos e objetivos, ora são longos e reflexivos. Nos dias de jogos (finais de semana, principalmente), ele procura ser mais curto e rasteiro, para contemplar a todos os torcedores sempre loucos por comentários sobre o desempenho de seu time. Já durante a semana, Beting dá lugar à textos que linkam vários jogos e que passam por assuntos mais complexos e polêmicos.
Com opiniões sempre contundentes, que podem tanto ferir quando massagear o ego de qualquer torcida, o blog do Mauro é MARA. (adorei isso!)


Pra terminar a parte I, comentarei um blog que, pra mim é especial. Explico. Especial pois é feito pelos meus colegas radarianos Anderson Carpes (vulgo Petit) e Daniel Isaia e pelos ex-radarianos Tiago Medeiros e Saul Pranke.




É o Bons de Blog, que tem como temática central as notícias do esporte local.


Quando se trata de esporte no interior, sabemos que a procura de notícias é maior que a oferta e o Bons de Blog surgiu para suprir essa demanda. Eu sou uma baita puxa-saco deles e acho que seus posts são MARA, geralmente curtos e com as informações essenciais para uma leitura rápida e não cansativa. Só vou reclamar da atualização, que já foi mais constante, mas esse ponto é compreensível pois estamos falando de estudantes que ainda não têm apenas obrigações profissionais.
45 do segundo tempo, e o juiz deu 2 de acréscimo.

Ainda posso falar sobre a campanha que o DACOM está fazendo em prol das vítimas das enchentes de SC: o Mutirão Santa Catarina. Para quem mora em Santa Maria, procure o posto de doações mais próximo. Para quem é de fora e quiser fazer uma doação em dinheiro, disponibilizamos uma conta bancária para depósito. Os locais de coleta e os dados da conta estão discriminados no blog do DACOM. Ajude você também!
Sobre o post, a parte II vem na próxima semana.
Se você tem algum blog e quiser indicá-lo para ser comentado, faça-o sem medo de cartões amarelos.

Se você vai criticar minha opinião sobre os blogs de hoje, se prepare pra ir pro chuveiro.

Mas se fizer um comentário bem carinhoso, até marco um pênalti pro teu time!
Éééé, amigo. Domingo é o dia.
E que venham galos e bambis!
Ééééé, amigo.
Assim é o futebol, uma caixinha de surpresas.
E o juiz eeeeeeeeeeeeeeerrrrrrrrrrrrrrrrrrrrgue o braço e aponta o centro do campo.

3 comentários:

Maiara Alvarez disse...

Mara o link único "futebol"... pergunto-me se a freqüência de uso dele será menor que o do marcador Ni, mas tudo bem...

afinal, já não tenho mais como fugir, não é mesmo?
Percebi isso ao chegar ontem em casa e mostrar feliz o meu bíquini novo (parte de baixo vermelha, de cima verde) e o Petit (ao invés de ser um menino tarado e dizer "que lindo" ou algo assim) olhar e dizer "Vai torcer pro gandense ?

Beijos da Póka!

Anônimo disse...

Tudo legal!

Associação de Futsal de São João disse...

valeu pela lembrança... belo post...


e vale lembrar q os assuntos esportivos ficam um pouco estagnados nesta época do ano em SM...

DALE GREMIO!