terça-feira, 20 de janeiro de 2009

"Algo hermoso, inexplicable..."


Talvez, ninguém tenha ficado tão triste com o final da novela A Favorita quanto eu fiquei. Tudo bem, tudo bem, não fiquei assim tão triste, até porque eu não gostava tanto da novela e o final foi péssimo. Só que, foi graças a essa novela que eu podia ouvir Bajofondo todo dia. Melhor, graças a essa novela que o Bajofondo Tango Club (assim denominado inicialmente) ficou mais conhecido no nosso querido país. (Vocês sentiram o tom de ironia, não?).





O fato é que eu já conhecia o Bajofondo de um cd dado (quase roubado, vamos ser sinceros) do meu pai. A tonta aqui é que demorou um pouco pra fazer a conexão da música Pa'Bailar (sim, a que tocava na abertura da novela) com a banda formada por argentinos e uruguaios. Antes de conhecer Pa'Bailar (e dançá-la - ou achar que estava dançando ¬¬ - com o Petit pela sala), Perfume era uma das músicas que mais me instigava. A música do primeiro álbum do, na época, Bajofondo Tango Club, não perdeu seu posto, mas outras foram ganhando destaque também.

Uma delas é El Mareo (bastante tocada atualmente em rádios brazucas), assim como Pa'Bailar, integrante do mais novo álbum, Mardulce (ambas no Playlist do Myspace do grupo) .Embora eu (ainda) não tenha condições de ter o cd inteirinho a meu dispor, pude ouvir que Mardulce tem ótimas músicas para quem curte o chamado Eletrotango ou Fusion Tango. Aliás, quem começou com esse estilo foi o grupo argentino-sueco-francês, Gotan Project (sente o anagrama com a palavra tango?). Pra quem não lembra, assim como eu, Gotan também tocou aqui no Brasil e em uma novela, no caso, em Da Cor Do Pecado, a música Epoca.

Interessante comentar esse ponto positivo das novelas brasileiras: revelar algumas bandas e grupos novos (para os brasileiros em geral). Filha de uruguaio, tenho o privilégio de ouvir os mais variados sons latino-americanos de ótima qualidade; e, o melhor, de músicos vivos, inteiros e atuantes. Isso me deixa com um gostinho Opa, parece que não é o fim da criatividade musical neste continente. E nunca será.

Beijocas da Póka.

PS: Post curto pra me reprimir do último.

Um comentário:

Leo - Tentando manter um blog disse...

olá!

Gostei muito do seu post sobre o Bajofondo, e a inclusão desses novos (?!) ritmos nas novelas brasileiras. Sou um recente admirados deste estilo, e tendo visitado Buenos Aires no ano passado, vi que "a coisa" é muito forte por lá.
Acho que é uma vitória para a trilhha sonora das novelas. Os temas em inglês estão sempre muito mais atualizados. Não se vc já reparou, mas os temas internacionais em língua não inglesa, não costumam variar muito, e geralmente estão ultrapassados. Vide a cena de música francesa, para citar um exemplo.
Gosto de escutar umas coisas diferentes, às vezes. Me considero um curioso em termo musicais.fico contente que algumas jóias "garimpadas" como o Bajofondo e o Gotan Project estejam acessíveis a um grande público.
Mas não imagino que virem HIT, capazes de aparecerem no "Estação Globo- Eletrotango".

Sucesso!

sbd2hug/leo