Um tipo de homem que causa grandes controvérsias é esse tal de metrossexual. Colando da Wikipedia e de alguns blogs que li antes de vir escrever para vocês, posso dizer que metrossexual é uma palavra que une os termos 'metropolitano' e 'heterossexual': Um homem hétero que está ligado nas tendências e que dá especial atenção para sua aparência e seu corpo.
A polêmica toda vem do fato de que essa atenção especial costuma ser dada pelas mulheres. Ou pelo menos se convencionou acreditar que sim. No entanto, posso dizer o contrário. Os homens dão tanta atenção às suas aparências quanto as mulheres. Às vezes, até mais. O que acontece é que muitos deles têm vergonha de admitir; sem razão alguma, devo acrescentar. É fato que vivemos em uma sociedade que valoriza o aspecto estético e visual. Nada mais natural do que cuidar de sua aparência.
Quem me conhece pode achar estranha essa minha defesa. O meu gosto para homens é considerado um tanto peculiar. Para dar voz ao resto da Gangue: a Poodle gosta de caras feios, com cara de sujos e cabeludos. Bastante longe do conceito de metrossexual. No entanto, o dono do blog do qual vamos falar hoje, apesar de ser um metrossexual, é bastante apetitoso (que fique claro que isso se daria se ele não usasse boné na primeira parte do vídeo e nem a camiseta da Puma na segunda, mas detalhes de estilo são sempre moldáveis):
O site conta com uma equipe de cinco pessoas. Gustavo Tijolo (o moço do vídeo), é o Editor, e conta com quatro colunistas, dos quais dois são mulheres. O fato de ter duas moças na equipe me agrada por demais. Um blog escrito apenas por homens para homens, ainda mais com este tipo de assunto tende a ser meio chato. A participação da meninas é fundamental, ainda mais porque uma delas é nutricionista e um dos assuntos chave do blog é a alimentação.
Páreo para qualquer publicação feminina (que, queiramos ou não, estão há muito mais tempo por aí ditando as formas de cuidar de si mesmo), o Um Metrossexual me surpreendeu com a notícia da página principal da presente data, que me apresentou o chá vermelho. Caso não saibam, sou fã confessa do chá verde, que vem da mesma planta do chá vermelho e do chá branco. As pessoas costumam detestar o chá verde pelo sabor amargo e passam logo para o branco e, agora, aparentemente, para o vermelho também. Eu, por mais estranho que possa parecer, sou fã do sabor amargo do chá verde, o qual, assim como café, consumo sem adoçar. Acho que ficarei com o verdinho.

Além de posts sobre os mais novos tratamentos estéticos e dicas de alimentação, o blog de Tijolo (adorei o sobrenome dele, dá pra fazer vários trocadilhos) traz dicas de exercícios e de saúde. Tudo isso sem tratar a si mesmo com um ser alien. Aliás, uma das coisas que mais gostei é que existem alguns posts sobre o que é ser metrossexual, dando um ar de movimento a esse termo tão usado e pouco compreendido.
Tijolo desmistifica David Beckham como o modelo metrossexual que vem sendo exposto por aí. Isso é muito interessante, já que praticamente todos os outro sites que visitei apontam o jogador como o exemplo último de metrossexual, sem contestar isso em nada. No lugar dele, ninguém mais, ninguém menos que Johnny Bravo é colocado como um possível metrosseual. Você concorda?

Algo que achei estranho em outros sites que visitei sobre o assunto foi a necessidade constante de separar com um muro de concreto o metrossexual do homossexual. Entendo que seja necessário fazer com que as pessoas com a cabeça mais fechadinha entenderem que metrossexual não quer dizer homossexual; que por cuidar da aparência um homem não deixa de ser hétero, necessariamente. No entanto, nem todo homo é metro; isso é observável. Então não poderia um homo SER metro? Metrossexual não seria apenas um HOMEM, independente de sua orientação sexual, que se preocupa com o corpo e as últimas tendências? Separar metro de homo dessa forma tão decidida não seria dar a entender que todo homo tem esse tipo de comportamento e, portanto, não precisa deste tipo de classificação? E não seria isso uma estereotipização do homo? Muitas indagações.
Tijolo não faz muito esse tipo de coisa, e isso é um ponto pra ele. Não gostei muito do layout do site, mas ele é legível e agradável e, como é dirigido a homens talvez meu senso estético não caiba no julgamento.
Termino o post deixando a minha opinião de que metrossexuais são mara... assim como todos os outros tipos de homens. E, deixando um exemplo, meu irmãozinho, que não é tão novo assim, é um jovem metrossexual. Talvez ele não saiba e não conheça o termo, mas deixo o post em homenagem a ele.
O Um Metrossexual é MARA! E o meu irmãozinho também!
Agora para as meninas, a minha seleção de moços apetitosos (metrossexuais ou não). Tenho um gosto estranho ou não? (Se bem que em matéria de celebridades meu gostonão é tão estranho... ele se manifesta mais quando se trata de meninos nossos do dia-a-dia). Opinem e respondam nos comentários! Beijos ;)
